PRÁTICOS CANADENSES TROCAM EXPERIÊNCIAS COM COLEGAS EM SÃO PAULO

A Praticagem de Brasil é refe­rên­cia para o mun­do. Prova dis­so, é a visi­ta de uma dele­ga­ção cana­den­se, que esco­lheu a Praticagem de São Paulo como exem­plo para o Porto de Montreal. O com­ple­xo por­tuá­rio estu­da a via­bi­li­da­de de rece­ber por­ta-con­têi­ne­res de mai­or por­te em suas ins­ta­la­ções, com obje­ti­vo de aumen­tar sua com­pe­ti­ti­vi­da­de no Leste do Canadá.

– O Porto con­tra­tou nos­so cen­tro para ava­li­ar a mano­bra­bi­li­da­de des­ses navi­os em con­tex­tos seme­lhan­tes. Escolhemos Santos devi­do ao trá­fe­go inten­so, à pre­sen­ça fre­quen­te de por­ta-con­têi­ne­res da MSC com as dimen­sões estu­da­das (300m x 48m), ao canal estrei­to e à bai­xa fol­ga sob a qui­lha, carac­te­rís­ti­cas pre­sen­tes no Rio São Lourenço – expli­cou Alain Arseneault, dire­tor exe­cu­ti­vo do Centro Nacional de Especialização em Praticagem Marítima do Canadá e prá­ti­co no tre­cho do rio entre Trois-Rivières e Montreal.

Ele veio acom­pa­nha­do de Philippe Kaufmann, pre­si­den­te do comi­tê téc­ni­co dos prá­ti­cos do tre­cho médio do Rio São Lourenço e prá­ti­co entre Quebec e Trois-Rivières; além de Jean-François Belzile, da Autoridade Portuária de Montreal. 

Em Santos, foram rece­bi­dos pelo pre­si­den­te da pra­ti­ca­gem local, Fábio Mello Fontes, e mem­bros da dire­to­ria. Eles mos­tra­ram as ins­ta­la­ções e toda tec­no­lo­gia envol­vi­da no pro­ces­so de moni­to­ra­men­to do canal do Porto de Santos. Puderam, ain­da, acom­pa­nhar a bor­do mano­bras de embar­ca­ções de diver­sos tipos e tamanhos.

– Os prá­ti­cos de São Paulo são pro­fis­si­o­nais alta­men­te res­pei­ta­dos, que ope­ram um ser­vi­ço inte­gra­do, segu­ro e efi­ci­en­te. São bem trei­na­dos e uti­li­zam as tec­no­lo­gi­as mais recen­tes para apri­mo­rar suas com­pe­tên­ci­as e aumen­tar a efi­ci­ên­cia. Trabalhamos de for­ma seme­lhan­te. Também uti­li­za­mos as uni­da­des por­tá­teis de prá­ti­co (PPUs) e dois prá­ti­cos como méto­do reco­nhe­ci­do de miti­ga­ção de ris­cos em navi­os mai­o­res e mais com­ple­xos – comen­tou Arseneault.

Segundo o dire­tor do cen­tro, tem sido pro­du­ti­va a visi­ta, que aca­ba no pró­xi­mo domingo:

– Já embar­ca­mos em seis navi­os dife­ren­tes no inter­va­lo de uma sema­na. Nada dis­so seria pos­sí­vel sem o com­pro­mis­so irres­tri­to de todo o gru­po de prá­ti­cos de São Paulo e seus par­cei­ros e cola­bo­ra­do­res Toda a equi­pe do cen­tro de ope­ra­ções está sen­do fun­da­men­tal para o suces­so da missão.

O pre­si­den­te Fábio Mello Fontes dis­se que a Praticagem de São Paulo ficou hon­ra­da com a escolha:

– Nossa ati­vi­da­de é essen­ci­al e nos sen­ti­mos gra­ti­fi­ca­dos por mos­trar o nos­so tra­ba­lho no Porto de Santos, um com­ple­xo mul­ti­car­gas impor­tan­te para a eco­no­mia mun­di­al. Aqui, entram e saem navi­os de todas as regiões. Nossos prá­ti­cos estão em trei­na­men­to cons­tan­te para mano­brar as gran­des embar­ca­ções. E não é fácil. O por­to sofreu evo­lu­ção, os ter­mi­nais se moder­ni­za­ram, mas a geo­gra­fia é a mes­ma. Isso nos obri­ga a um jogo de xadrez para coor­de­nar posi­ções de entra­da, cru­za­men­tos e saí­das, de for­ma a oti­mi­zar e agi­li­zar o resul­ta­do. Estamos sem­pre aber­tos para com­par­ti­lhar essas infor­ma­ções com pro­fis­si­o­nais de outros países.

Com infor­ma­ções da Praticagem de SP