Práticos argentinos completam o curso ATPR

Após a tro­ca de expe­ri­ên­cia com os ami­gos ango­la­nos e mexi­ca­nos, esta sema­na foi a vez de os cole­gas argen­ti­nos par­ti­ci­pa­rem do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), orga­ni­za­do pelo Conapra para todos os Práticos Brasileiros por dele­ga­ção da Autoridade Marítima.

Claudio Domingo Tubio, pre­si­den­te da Cámara de Actividades de Practicaje y Pilotaje de la República Argentina (CAPP), e Claudio Nahuel Venturini inte­gra­ram a tur­ma 08/2018 do ATPR.

Fotos: Alexandre Rocha

Obrigatório a cada cin­co anos no Brasil e com cer­ti­fi­ca­ção da Marinha, o cur­so tem sua exce­lên­cia reco­nhe­ci­da mun­di­al­men­te para supe­rar os desa­fi­os da Praticagem e man­ter o óti­mo nível de segu­ran­ça da nave­ga­ção. Por isso, vem atrain­do cada vez mais o inte­res­se des­de a sua apre­sen­ta­ção no Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires, pelo Diretor Técnico do Conapra, Prático Porthos Lima.

Um pro­to­co­lo com a CAPP foi assi­na­do, nes­ta quin­ta-fei­ra (6/9), pelo Diretor Financeiro, Prático João Bosco, e pre­vê a par­ti­ci­pa­ção no ATPR de dois prá­ti­cos argen­ti­nos por semes­tre, até 31 de dezem­bro de 2019, data pre­vis­ta para o final do ter­cei­ro ciclo de atualização.

Entre 2011 e 2014, cin­co ango­la­nos cur­sa­ram o ATPR. Em julho, foram dois mexi­ca­nos, por meio de acor­do coo­pe­ra­ção téc­ni­ca semelhante.

– Este acor­do é mais uma das ações de apro­xi­ma­ção e união das pra­ti­ca­gens lati­no-ame­ri­ca­nas, com o obje­ti­vo de con­so­li­dar e valo­ri­zar o ser­vi­ço de Praticagem como fer­ra­men­ta de segu­ran­ça da nave­ga­ção em seus paí­ses – afir­mou Bosco.

O pre­si­den­te da CAPP des­ta­cou a impor­tân­cia da assi­na­tu­ra não só para a Argentina, mas para toda a América Latina, a par­tir da tro­ca de conhe­ci­men­tos e expe­ri­ên­ci­as que resul­tam em mai­or apri­mo­ra­men­to das praticagens:

– Conhecer e com­par­ti­lhar nos­sos pro­ble­mas e rea­li­da­des aju­da­rá a ser­vir nos­sos paí­ses da manei­ra que a popu­la­ção exi­ge, com todo o pro­fis­si­o­na­lis­mo que empe­nha­mos con­ven­ci­dos de que os prá­ti­cos, sen­do alta­men­te qua­li­fi­ca­dos no con­tro­le da segu­ran­ça, têm o dever e a obri­ga­ção de pre­ser­var o patrimô­nio mais vali­o­so, o meio ambiente.

Palavras do pre­si­den­te da CAPP:

“La impor­tan­cia de la fir­ma del Protocolo de Cooperación con Conapra se enmar­ca em la impor­tan­cia que repre­sen­ta para Argentina, pero tam­bién para el res­to de America Latina el inter­cam­bio de cono­ci­mi­en­tos y fun­da­men­tal­men­te expe­ri­en­ci­as que redun­da­ran en un enri­que­ci­mi­en­to y mayor pro­fe­si­o­na­lis­mo de nues­tros prac­ti­ca­jes. Conocernos y com­par­tir nues­tras rea­li­da­des y pro­ble­mas, creo, nos ayu­da­rá a poder ser­vir a nues­tros res­pec­ti­vos paí­ses de la for­ma que nues­tras pobla­ci­o­nes requi­e­ren con pro­fe­si­o­na­lis­mo en el cual inver­ti­mos con­ven­ci­dos que los prác­ti­cos como pro­fe­si­o­na­les alta­men­te cali­fi­ca­dos en el con­trol de la segu­ri­da­de tie­nen el deber y la obli­ga­ci­on para con la comu­ni­dad de pre­ser­var el patrimô­nio más vali­o­so, la pro­tec­ción del medioambiente.
Felicito el per­so­nal de Conapra por el com­pro­mis­so en el cami­no para la con­se­cu­ción de tan pre­ci­a­do fin.”