Prático Marcelo Cajaty rece­be Medalha do Mérito Naval em Londres

O Prático Marcelo Cajaty, Membro do Conselho Técnico do Conapra e Ex-Diretor-Presidente da enti­da­de, rece­beu, na Embaixada bra­si­lei­ra em Londres, na últi­ma ter­ça-fei­ra (11/6), a Medalha do Mérito Naval. Foi um reco­nhe­ci­men­to da Marinha do Brasil pelos rele­van­tes ser­vi­ços de 15 anos jun­to à dele­ga­ção bra­si­lei­ra que atua na Organização Marítima Internacional (IMO), na capi­tal inglesa.

– Esta hon­ra­ria é resul­ta­do da soma do esfor­ço de todos, des­de o cole­ga que me indi­cou para o Conselho Técnico do Conapra há 20 anos aos demais que con­tri­buí­ram com idei­as, pon­tos de vis­ta ou que sim­ples­men­te tro­ca­ram de esca­la comi­go para eu poder via­jar três vezes por ano – agra­de­ceu Cajaty, que pres­ta ser­vi­ço na Zona de Praticagem de Rio Grande e é Vice-Presidente da Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos).

Prestigiaram a home­na­gem o Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim; o che­fe da dele­ga­ção bra­si­lei­ra e Representante Permanente do Brasil jun­to à IMO, Almirante Fernandes; o Secretário Executivo da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), Nick Cutmore; além de vári­os embai­xa­do­res e repre­sen­tan­tes estrangeiros.

– Tenho acom­pa­nha­do o tra­ba­lho do Marcelo Cajaty nos últi­mos anos e fico feliz pelo reco­nhe­ci­men­to de um lon­go esfor­ço. É na IMO que dis­cu­ti­mos assun­tos rela­ci­o­na­dos à nos­sa sobe­ra­nia e aos inte­res­ses comer­ci­ais bra­si­lei­ros, liga­dos ao meio de trans­por­te res­pon­sá­vel por 94% das nos­sas eco­no­mi­as – enal­te­ceu o tam­bém Ex-Diretor-Presidente do Conapra e Vice-Presidente da IMPA, Prático Ricardo Falcão.

A Representação Permanente do Brasil jun­to à IMO (RPB-IMO) é subor­di­na­da ao Estado-Maior da Armada e está sedi­a­da em Londres, onde repre­sen­ta os inte­res­ses naci­o­nais na Organização Marítima Internacional.

A meda­lha a Marcelo Cajaty foi con­ce­di­da no mes­mo dia em que se come­mo­rou o 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil. Práticos bra­si­lei­ros pres­ta­ram ser­vi­ço na Guerra do Paraguai, asse­gu­ran­do mano­bras difí­ceis de nos­sa Esquadra em águas res­tri­tas, inclu­si­ve naque­la que foi con­si­de­ra­da a mai­or vitó­ria da nos­sa his­tó­ria naval.