PRÁTICO HANS VENCE REGATA RECIFE-FERNANDO DE NORONHA

O prá­ti­co Hans Hutzler fez his­tó­ria ven­cen­do, na noi­te de domin­go (25/9), a 33ª edi­ção da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). A bor­do do cata­ma­rã Aventureiro 4, ele com­ple­tou as 300 milhas náu­ti­cas (560 km) até o arqui­pé­la­go em 32 horas, 49 minu­tos e 56 segun­dos. Nunca um vele­ja­dor soli­tá­rio havia con­cluí­do a Refeno em bar­co tão gran­de, de 51 pés (mais de 15 metros).

E somen­te qua­tro outros vele­ja­do­res fize­ram a rega­ta solo: Carlos Portela, no Delta 26 Glasnost II, em 1996; Izabel Pimentel, a bor­do de um Mini Transat – 21 pés, em 2008; Kan Chuh, tam­bém a bor­do de um Mini Transat – 21 pés, em 2012; e Carlos Bianco Fernandez, no Winsdom – 28 pés, em 2016 e 2019.

O Aventureiro 4 que­brou ain­da hege­mo­nia de dois bar­cos que dura­va sete anos. De 2014 a 2017, o Fita Azul foi o Camiranga (RS). Já nas últi­mas três edi­ções (2018, 2019 e 2021), hou­ve domí­nio do Patoruzú (PE). Em 2020, a rega­ta não acon­te­ceu em vir­tu­de da Covid-19.

– Foi uma rega­ta can­sa­ti­va, mas boa. Ventinho no iní­cio esta­va fra­co e de con­tra, de nor­des­te. Não esta­va no script, mas tive que ir dan­do bor­do até a boia nor­te. Mal dava para fazer o rumo para a ilha. Optei por seguir estra­té­gia que deu cer­to em outra Refeno de con­tra­ven­to, em 1993. Na épo­ca, como nave­ga­dor do Chrisleen (BA), fui Fita Azul, vele­jan­do mais por bai­xo da flo­ti­lha e aguar­dan­do a mudan­ça pre­vis­ta para o ven­to. E de madru­ga­da (o ven­to) mudou e con­se­gui ama­nhe­cer à fren­te do Patoruzú. Foi quan­do entrou ven­to mui­to for­te, de 33 nós, e tro­quei a vela gran­de na proa por uma menor – des­cre­veu Hans à organização.

A rega­ta inter­na­ci­o­nal, com 81 par­ti­ci­pan­tes, foi mais um desem­pe­nho posi­ti­vo do bar­co. Em 2021, Hans foi Campeão Pernambucano de Veleiros de Oceano na clas­se dos mul­ti­cas­cos e, em sua estreia na Refeno, che­gou menos de 12 minu­tos após o con­ter­râ­neo Patoruzú.

Em julho des­te ano, o Aventureiro 4 ven­ceu as seis rega­tas da clas­se mul­ti­cas­co na Semana Internacional de Vela de Ilhabela, sen­do a pri­mei­ra par­ti­ci­pa­ção de um bar­co per­nam­bu­ca­no no mai­or cam­pe­o­na­to de vela de oce­a­no do país. Em novem­bro, Hans segui­rá para a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde a rega­ta tran­sa­tlân­ti­ca Cape2Rio lar­ga para o Rio de Janeiro.

Com infor­ma­ções da Refeno
Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga