PRÁTICO DA ZP-06 (AREIA BRANCA) EVITA ENCALHE DE NAVIO

O prá­ti­co Igor Sanderson evi­tou, na manhã de 12 de agos­to, o enca­lhe do navio bra­si­lei­ro MARCOS DIAS, ao dei­xar o Porto-Ilha de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, car­re­ga­do com 43.500 tone­la­das de sal com des­ti­no a Santos (SP).

A embar­ca­ção apre­sen­tou falha no motor e no leme, mas o prá­ti­co con­se­guiu con­du­zi-la para área segu­ra, evi­tan­do o enca­lhe que pode­ria ter como con­sequên­cia vaza­men­to de óleo com polui­ção de gran­de área marí­ti­ma e pre­juí­zos à pro­du­ção sali­nei­ra da Costa Branca (no lito­ral do esta­do), além de danos ao cas­co do navio.

– Durante a saí­da pelo canal, o navio per­deu a pro­pul­são e, mes­mo com o leme todo para bom­bor­do, con­ti­nu­a­va com ten­dên­cia de ir para bores­te, diri­gin­do-se para região de bai­xa pro­fun­di­da­de. Rapidamente, deter­mi­nei ao coman­dan­te que viras­se o leme todo para bores­te, a fim de fazer o giro enquan­to tinha velo­ci­da­de mes­mo sem pro­pul­são, evi­tan­do o enca­lhe imi­nen­te na área rasa – con­ta Sanderson.

Após a mano­bra de emer­gên­cia, o navio per­ma­ne­ceu fun­de­a­do em área segu­ra, fora do canal. A tri­pu­la­ção rea­li­zou os repa­ros neces­sá­ri­os para seguir via­gem com segurança.

Sobre o terminal

O Porto-Ilha de Areia Branca está entre os ter­mi­nais que tive­ram con­tra­tos de arren­da­men­to assi­na­dos nes­ta sema­na com o Ministério da Infraestrutura. Pelo ter­mi­nal, pas­sa 95% do sal mari­nho pro­du­zi­do no Brasil. A uni­da­de rece­be­rá inves­ti­men­tos de R$ 164,11 milhões no apro­fun­da­men­to do canal de aces­so e nas ins­ta­la­ções, para com­pra de equi­pa­men­tos ope­ra­ci­o­nais e recu­pe­ra­ção do pátio de esto­ca­gem, ampli­an­do a sua capa­ci­da­de de 90 mil para 150 mil toneladas.