PRÁTICO DA ZP-06 (AREIA BRANCA) EVITA ENCALHE DE NAVIO

O prático Igor Sanderson evitou, na manhã de 12 de agosto, o encalhe do navio brasileiro MARCOS DIAS, ao deixar o Porto-Ilha de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, carregado com 43.500 toneladas de sal com destino a Santos (SP).
A embarcação apresentou falha no motor e no leme, mas o prático conseguiu conduzi-la para área segura, evitando o encalhe que poderia ter como consequência vazamento de óleo com poluição de grande área marítima e prejuízos à produção salineira da Costa Branca (no litoral do estado), além de danos ao casco do navio.
– Durante a saída pelo canal, o navio perdeu a propulsão e, mesmo com o leme todo para bombordo, continuava com tendência de ir para boreste, dirigindo-se para região de baixa profundidade. Rapidamente, determinei ao comandante que virasse o leme todo para boreste, a fim de fazer o giro enquanto tinha velocidade mesmo sem propulsão, evitando o encalhe iminente na área rasa – conta Sanderson.
Após a manobra de emergência, o navio permaneceu fundeado em área segura, fora do canal. A tripulação realizou os reparos necessários para seguir viagem com segurança.
Sobre o terminal
O Porto-Ilha de Areia Branca está entre os terminais que tiveram contratos de arrendamento assinados nesta semana com o Ministério da Infraestrutura. Pelo terminal, passa 95% do sal marinho produzido no Brasil. A unidade receberá investimentos de R$ 164,11 milhões no aprofundamento do canal de acesso e nas instalações, para compra de equipamentos operacionais e recuperação do pátio de estocagem, ampliando a sua capacidade de 90 mil para 150 mil toneladas.