Praticagem resgata pescador em Rio Grande

Um pes­ca­dor foi res­ga­ta­do pela pra­ti­ca­gem de Rio Grande-RS, nes­ta sex­ta-fei­ra (27/10), após soli­ci­ta­ção da Marinha do Brasil. Mais uma vez cum­prin­do seu dever com a soci­e­da­de, a pra­ti­ca­gem rea­li­zou o sal­va­men­to do mes­tre da embar­ca­ção B/P Capricho M, o pes­ca­dor Jailson Jair dos Santos. Ele sofria de um qua­dro de apen­di­ci­te agu­da, com for­tes dores abdo­mi­nais que se esten­di­am até a perna. 

Após o aci­o­na­men­to da Atalaia (cen­tro ope­ra­ci­o­nal da pra­ti­ca­gem), o sal­va­men­to come­çou às 7h45, com a saí­da do mes­tre Fábio e do mari­nhei­ro Tiago em dire­ção à embar­ca­ção que se encon­tra­va a 17 milhas náu­ti­cas a sudes­te da Barra de Rio Grande. Em menos de uma hora, eles loca­li­za­ram o pes­ca­dor e, minu­tos depois, che­gou a ambu­lân­cia da Marinha com médi­co e enfer­mei­ra. Às 9h25, Jailson já esta­va sen­do enca­mi­nha­do do por­to para a Santa Casa da cidade. 

Gerente da pra­ti­ca­gem de Rio Grande, o coman­dan­te Pedro Luppi des­ta­cou o papel soci­al dos prá­ti­cos em situ­a­ções como essa: 

– A pra­ti­ca­gem sem­pre se sen­te gra­ti­fi­ca­da e soli­dá­ria em poder aju­dar as pes­so­as, prin­ci­pal­men­te pes­ca­do­res e gen­te que pre­ci­sa real­men­te. A lan­cha fez o res­ga­te rapi­da­men­te, trou­xe e entre­gou o pes­ca­dor para a Santa Casa, onde ele foi aten­di­do. Se ele ficas­se onde esta­va, o qua­dro pode­ria se com­pli­car, já que esta­va sozinho. 

De acor­do com a Normam-12, regu­la­men­ta­do­ra do ser­vi­ço de pra­ti­ca­gem, é dever dos prá­ti­cos coo­pe­rar com a Autoridade Marítima em sal­va­men­tos sem­pre que soli­ci­ta­dos, inclu­si­ve com o empre­go de lanchas.