Praticagem pre­sen­te na trans­mis­são de car­go ao novo Diretor-Geral de Navegação

A Praticagem do Brasil pres­ti­gi­ou a cerimô­nia de trans­mis­são de car­go ao novo Diretor-Geral de Navegação da Marinha do Brasil, Almirante Campos. Ele subs­ti­tui o Almirante Puntel, que, em abril de 2019, assu­miu o Comando de Operações Navais.

O even­to ocor­reu, na quin­ta-fei­ra (15/8), no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro. Estiveram pre­sen­tes o Comandante da Marinha, Almirante Ilques; o Diretor-Presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Prático Gustavo Henrique Alves Martins; o Membro do Conselho Técnico do Conapra e Presidente da Praticagem de São Paulo, Prático Souza Filho; entre outras auto­ri­da­des civis e militares.

Almirante Campos esta­va à fren­te do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) e foi recém-pro­mo­vi­do ao pos­to de Almirante de Esquadra. Ele já atu­ou como Diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Defesa e res­pon­deu pela Secretaria de Produtos de Defesa da pasta.

Órgão de Direção Setorial, a Diretoria-Geral de Navegação (DGN) com­ple­tou 50 anos em 2018 e tem a mis­são de con­tri­buir para o pre­pa­ro e a apli­ca­ção do Poder Naval e Poder Marítimo, no que diz res­pei­to às ati­vi­da­des rela­ci­o­na­das a assun­tos marí­ti­mos, segu­ran­ça da nave­ga­ção, hidro­gra­fia, oce­a­no­gra­fia e mete­o­ro­lo­gia. Estão subor­di­na­das à DGN a Diretoria de Portos e Costas (DPC) e a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).