Praticagem do RJ evi­ta aci­den­te com navio-tan­que em Angra dos Reis

A Praticagem do Rio de Janeiro evi­tou um aci­den­te com um navio-tan­que car­re­ga­do com 290.000 tone­la­das de óleo cru no ter­mi­nal aqua­viá­rio da Petrobras – Almirante Maximiano da Fonseca (Tebig), na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis. A mano­bra de emer­gên­cia ocor­reu na manhã de domin­go (13/10).

A desa­tra­ca­ção do navio-tan­que NEW MEDAL foi mar­ca­da para as 5h30m. Com des­ti­no ao Porto de Ningbo, na China, o petro­lei­ro é um VLCC (Very Large Crude Carrier) de ban­dei­ra de Hong Kong – com 330m de com­pri­men­to, 60,04m de boca e 20,20m de calado.

Pouco depois do iní­cio da sua desa­tra­ca­ção com o auxí­lio de rebo­ca­do­res, a embar­ca­ção teve uma falha da máqui­na, o que obri­gou o Prático a rea­li­zar uma mano­bra de emer­gên­cia para afas­tá-la o máxi­mo do ter­mi­nal e, em segui­da, fazê-la parar com o uso da ânco­ra e dos rebocadores.

Até as 11h30m, o navio con­ti­nu­a­va sem con­di­ções de rei­ni­ci­ar o fun­ci­o­na­men­to da máqui­na e o Prático con­se­guiu man­tê-lo na posi­ção, aguar­dan­do uma deci­são da Capitania dos Portos do Estado do Rio de Janeiro sobre um pos­sí­vel rebo­que para fora da Baía de Ilha Grande ou espe­ra pelo res­ta­be­le­ci­men­to da máqui­na para a nave­ga­ção de saída.

No entan­to, dian­te do ris­co da situ­a­ção, o Prático foi obri­ga­do a sus­pen­der a ânco­ra e movi­men­tar o navio a rebo­que para uma posi­ção mais segu­ra, ain­da mais afas­ta­da do Tebig. Como a dis­tân­cia do ter­mi­nal era mui­to peque­na, não havia espa­ço para o petro­lei­ro girar livre­men­te sem o ris­co de uma colisão.

Após seis horas a bor­do coor­de­nan­do a ação dos rebo­ca­do­res para man­ter a embar­ca­ção na posi­ção segu­ra, o Prático foi subs­ti­tuí­do, em fun­ção da legis­la­ção. Com o res­ta­be­le­ci­men­to da máqui­na, final­men­te, o NEW MEDAL foi auto­ri­za­do a sair – com o apoio dos rebo­ca­do­res – para fun­deio fora da Baía, onde seria inspecionado.