PRATICAGEM DO RIO APOIA A CAMPANHA SALVANDO VIDAS
A Marinha do Brasil, em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, projetou a imagem de um colete salva-vidas no monumento do Cristo Redentor. A ação, no último domingo (4/7), teve o objetivo de intensificar este ano a divulgação da campanha “Salvando Vidas”, que contou com o apoio da Praticagem do Rio na aquisição de coletes. O material está sendo distribuído aos representantes das colônias de pesca artesanal durante as inspeções navais.
A campanha é uma iniciativa da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), com o apoio do Comando do 1º Distrito Naval, da Diretoria de Portos e Costas e do Tribunal Marítimo. Além da arrecadação e distribuição de coletes, estão previstas outras ações de conscientização da segurança da navegação, como palestras e mutirões visando a regularizar as embarcações desprovidas do item de salvatagem.
A arrecadação dos coletes salva-vidas contou com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha no Rio de Janeiro (Soamar-Rio) e teve como patrocinadores o Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro (SindaRio), o Instituto Mar e Portos (Imapor) e a Camorim Serviços Marítimos, além da Praticagem do RJ.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento não intencional é a terceira maior causa de morte no mundo, com cerca de 236 mil vítimas por ano. No entanto, os números podem ser ainda maiores por conta das subnotificações.
A Marinha do Brasil, por meio de suas Capitanias, Delegacias e Agências, realiza rotineiramente a atividade de inspeção naval, na qual fiscaliza, entre outros itens, o material de salvatagem das embarcações. Nas abordagens no Rio de Janeiro, muitos condutores não estão com seus coletes a bordo, colocando suas vidas e a dos tripulantes em risco.
Imagens: Marinha do Brasil (Cristo Redentor) e Soamar-RJ (doação)