PRATICAGEM DO BRASIL PRESENTE NO PORTUGAL EXPORT

A Praticagem do Brasil par­ti­ci­pou da pri­mei­ra edi­ção do Portugal Export, even­to orga­ni­za­do pelo Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária (Brasil Export). Em pau­ta, foram dis­cu­ti­dos siner­gia do agro­ne­gó­cio, boas prá­ti­cas de ges­tão de por­tos e ter­mi­nais e o futu­ro das ope­ra­ções logís­ti­cas e marí­ti­mas no con­tex­to da tec­no­lo­gia e sustentabilidade.

O even­to come­çou no dia 17 de novem­bro, no Porto de Sines, oca­sião em que foi assi­na­do um pro­to­co­lo de coo­pe­ra­ção entre a Associação dos Portos de Portugal (APP) e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).

No dia 18, as ati­vi­da­des se ini­ci­a­ram no Porto de Lisboa. O secre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Praticagem do Brasil, Arionor Souza, fez uma apre­sen­ta­ção sobre o ser­vi­ço bra­si­lei­ro, con­si­de­ra­do refe­rên­cia mun­di­al. Ele entre­gou um exem­plar do livro “Planejamento Portuário – Recomendações para Acessos Náuticos” ao pre­si­den­te da admi­nis­tra­ção do Porto de Lisboa, Carlos Correia. A publi­ca­ção foi edi­ta­da pela Praticagem do Brasil e con­tou com a con­tri­bui­ção de diver­sos especialistas.

No fim do dia, hou­ve uma visi­ta à Embaixada do Brasil e o prá­ti­co João Bosco pre­sen­te­ou o embai­xa­dor Raimundo Carreiro com um brin­de da atividade.

O pre­si­den­te da Praticagem do Brasil, prá­ti­co Ricardo Falcão, este­ve pre­sen­te no evento:

– Vimos aqui que a Praticagem do Brasil ope­ra no mes­mo padrão da pra­ti­ca­gem por­tu­gue­sa, de altís­si­ma qua­li­da­de. E o nos­so trei­na­men­to é mui­to impor­tan­te para esse padrão de exce­lên­cia que atingimos.

A comi­ti­va do Portugal Export con­tou com a pre­sen­ça de diver­sas auto­ri­da­des públi­cas e lide­ran­ças empre­sa­ri­ais. Ela segue ago­ra para Espanha, onde uma mis­são téc­ni­ca será rea­li­za­da entre os dias 20 e 24, nos por­tos de Valência e Barcelona.