PRATICAGEM DO BRASIL LANÇA MARCA ADAPTADA A NOVOS TEMPOS

Não é fácil aban­do­nar uma mar­ca, espe­ci­al­men­te uma que cum­priu tão bem o seu papel. Mas é pre­ci­so se reno­var de tem­pos em tem­pos e se adap­tar aos desa­fi­os moder­nos. E tal­vez o prin­ci­pal deles hoje seja ter uma boa per­for­man­ce visu­al em um mun­do mul­ti­pla­ta­for­ma, dos peque­nos dis­po­si­ti­vos digi­tais aos gran­des for­ma­tos. Por isso, o Conselho Nacional de Praticagem parou para revi­si­tar o seu bran­ding e o de seu logo­ti­po Praticagem do Brasil, cri­a­do para ampli­ar o conhe­ci­men­to do públi­co sobre a ati­vi­da­de de con­du­zir os navi­os nos portos.

Foram meses de estu­do do com­por­ta­men­to das mar­cas de enti­da­des de pra­ti­ca­gem no Brasil e no exte­ri­or, aná­li­se da nos­sa iden­ti­da­de e cons­tru­ção inter­na do novo posi­ci­o­na­men­to, por meio de reu­niões com os con­se­lhei­ros ins­ti­tu­ci­o­nais do Conselho Nacional de Praticagem. O resul­ta­do é um rede­se­nho que agre­ga capa­ci­da­de de repre­sen­ta­ção, posi­ci­o­na­men­to asser­ti­vo den­tro do seg­men­to do ship­ping e lin­gua­gem grá­fi­ca ade­qua­da aos desa­fi­os da comu­ni­ca­ção no sécu­lo XXI.

Após ampla dis­cus­são, ado­tou-se o sis­te­ma de arqui­te­tu­ra de mar­cas, no qual a Praticagem do Brasil é a mar­ca-mãe vol­ta­da ao públi­co exter­no e endos­sa as sub­mar­cas do Conselho Nacional de Praticagem, que repre­sen­ta as enti­da­des de pra­ti­ca­gem no país; da Federação Nacional dos Práticos, que atua no âmbi­to tra­ba­lhis­ta; e do futu­ro Instituto Praticagem do Brasil, vol­ta­do ao trei­na­men­to dos prá­ti­cos. Essa estru­tu­ra gera trans­fe­rên­cia de repu­ta­ção, mai­or recall e siner­gia entre as organizações.

O sím­bo­lo reme­te à visão fron­tal da proa de um navio, enve­lo­pa­do pelas cores da ban­dei­ra Hotel, bran­ca e ver­me­lha, que sina­li­za a pre­sen­ça de prá­ti­co a bor­do nas embar­ca­ções. As ondas tra­zem a ideia de movi­men­to, efi­ci­ên­cia e segu­ran­ça das ope­ra­ções con­du­zi­das pela pra­ti­ca­gem. As for­mas geo­mé­tri­cas puras e a sime­tria suge­rem con­cei­tos como raci­o­na­li­da­de e pre­ci­são. Já a tipo­gra­fia tem per­so­na­li­da­de e cau­sa impac­to em dife­ren­tes dimensões.

– Inovamos para tor­nar mais cla­ra a nos­sa comu­ni­ca­ção em meio a inú­me­ros apa­ra­tos tec­no­ló­gi­cos de divul­ga­ção. Procuramos cri­ar iden­ti­fi­ca­ção com o nos­so públi­co inter­no e nos conec­tar com as demais pes­so­as, sem per­der de vis­ta o posi­ci­o­na­men­to da efi­ci­ên­cia e segu­ran­ça das ope­ra­ções. Afinal, essa é a nos­sa mis­são: agi­li­zar a movi­men­ta­ção por­tuá­ria com pro­te­ção para a soci­e­da­de e o meio ambi­en­te – expli­ca o pre­si­den­te do Conselho Nacional de Praticagem, prá­ti­co Ricardo Falcão.