PRATICAGEM DO BRASIL ENCERRA PARTICIPAÇÃO NO BRASIL EXPORT


A Praticagem do Brasil encer­rou, em Brasília, a sua par­ti­ci­pa­ção na edi­ção 2021 do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária — Brasil Export. O pre­si­den­te do Conselho Nacional de Praticagem e con­se­lhei­ro naci­o­nal do Brasil Export, prá­ti­co Ricardo Falcão, con­du­ziu, na quar­ta-fei­ra (29/9), o últi­mo pai­nel do even­to: “Desafios logís­ti­cos e de infra­es­tru­tu­ra no Brasil para o setor pro­du­ti­vo”. A fal­ta de uma polí­ti­ca seto­ri­al, de logís­ti­ca com­ple­men­tar aos por­tos e de ante­ci­pa­ção aos inves­ti­men­tos foi apon­ta­da pelos deba­te­do­res como um dos prin­ci­pais gar­ga­los para avan­ço do segmento.

Prático na Amazônia, Falcão citou como exem­plo a ausên­cia de manu­ten­ção no Rio Jari:

– Temos uma fábri­ca de celu­lo­se na região onde ope­ra­vam cer­ca de 20 navi­os com até 10,50 metros de cala­do, mas a dra­ga­gem dei­xou de ser fei­ta e atu­al­men­te as embar­ca­ções não car­re­gam mais que 7,30 metros.

O dire­tor de Relações Governamentais da Cargill, Clythio Backx van Buggenhout, dis­se que, ape­sar dos esfor­ços gover­na­men­tais recen­tes, o Brasil está sem­pre cor­ren­do atrás da deman­da. Ele men­ci­o­nou o pro­je­to da Ferrogrão, fer­ro­via pla­ne­ja­da para ligar a pro­du­ção do agro­ne­gó­cio do Centro-Oeste às mar­gens do Rio Tapajós:

– A Ferrogrão tem a deman­da pos­ta e ain­da assim se deba­te se a dupli­ca­ção da estra­da seria mais sus­ten­tá­vel do que fazer a ferrovia.

Para o dire­tor-pre­si­den­te da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, fal­ta uma polí­ti­ca cla­ra para o setor:

– Hoje, por exem­plo, vamos atrás da Ferrogrão por­que não tive­mos uma polí­ti­ca de hidro­vi­as implantada.

A geren­te exe­cu­ti­va de Planejamento, Inteligência de Negócios e Performance da Suzano, Silvia Krueger Pela, lamen­tou que o país não se ante­ci­pe às necessidades:

– Infelizmente, a logís­ti­ca vem sem­pre depois. Ter esse timing coor­de­na­do é o prin­ci­pal pon­to para via­bi­li­zar novos investimentos.

Já na área de remes­sas e entre­ga de enco­men­das, a pre­si­den­te da UPS Brasil, Nadir Moreno, con­si­de­ra que o gran­de desa­fio é fazer a mer­ca­do­ria che­gar no menor tem­po e cus­to possíveis:

– Estamos lon­ge do equi­lí­brio para entre­gar com efi­ci­ên­cia e menor custo.

Também repre­sen­ta­ram a Praticagem do Brasil nos dois dias do Brasil Export, em Brasília, o dire­tor do Conapra e con­se­lhei­ro do Sul Export, prá­ti­co João Bosco; o secre­tá­rio exe­cu­ti­vo do Conapra e con­se­lhei­ro do Sudeste Export, Arionor Souza; o pre­si­den­te da Praticagem de São Paulo e con­se­lhei­ro do Santos Export, prá­ti­co Bruno Tavares; o prá­ti­co de SP, Gardel Rodrigues; e o geren­te da Praticagem de SP, Alexandre Canhetti.