PRATICAGEM DO AMAPÁ RESGATA VELEJADOR DESAPARECIDO

A Praticagem do Amapá res­ga­tou, no fim da tar­de de domin­go (9/10), um vele­ja­dor que esta­va desa­pa­re­ci­do há um dia em Macapá.

O homem pra­ti­ca­va kite­sur­fe no Rio Amazonas quan­do se per­deu do gru­po no fim da tar­de de sába­do. Avião e heli­cóp­te­ro do Grupo Tático Aéreo (GTA), além de uma embar­ca­ção do Corpo de Bombeiros, ini­ci­a­ram as bus­cas. Por vol­ta de meio-dia de domin­go, o gover­na­dor elei­to do Amapá, Clécio Luís, soli­ci­tou apoio ao pre­si­den­te da Praticagem do Brasil, Ricardo Falcão, prá­ti­co na Bacia Amazônica Oriental. Os tri­pu­lan­tes da lan­cha da pra­ti­ca­gem encon­tra­ram o atle­ta às 17h30m.

– Agradeço imen­sa­men­te. Foi a pra­ti­ca­gem que loca­li­zou o homem bem de saú­de, gra­ças a Deus. Ele ia dor­mir mais uma noi­te na mata não fos­se o apoio de vocês – agra­de­ceu o gover­na­dor eleito.

O pre­si­den­te Ricardo Falcão lem­brou que o ser­vi­ço con­tri­bui em sal­va­men­tos no Brasil intei­ro, cum­prin­do um dever legal da ati­vi­da­de e obri­ga­ção de todo homem do mar.

– Temos uma pron­ti­dão de cen­tro de ope­ra­ções, lan­chas e pes­so­al que fun­ci­o­na 24 horas, duran­te todos os dias do ano. É uma estru­tu­ra cus­to­sa e com­ple­xa que ser­ve para embar­car os prá­ti­cos nos navi­os e aten­der a comu­ni­da­de. Isso per­mi­te que faça­mos os res­ga­tes no menor tem­po pos­sí­vel, fun­da­men­tal por­que as pes­so­as podem sofrer hipo­ter­mia na água. Felizmente, não foi o caso des­se senhor que con­se­guiu se abri­gar – dis­se o prá­ti­co, lem­bran­do que no nau­frá­gio do Anna Karoline III, em 2020, a lan­cha da pra­ti­ca­gem foi a pri­mei­ra a che­gar no local do desastre.