Praticagem de SP pres­ta home­na­gem ao seu ex-Assessor Executivo e a Práticos que dei­xa­ram a ativa

A Praticagem de São Paulo pres­tou uma home­na­gem a qua­tro Práticos que encer­ra­ram suas car­rei­ras após mais de 40 anos de ati­vi­da­de. O even­to, na noi­te de 30 de agos­to, tam­bém pres­tou uma home­na­gem espe­ci­al ao Comandante Marcos Jorge Matusevicius, ex-Assessor Executivo da Praticagem que fale­ceu este ano.

Despediram-se da ati­va, com os res­pec­ti­vos tem­pos de ser­vi­ço, os Práticos: Carlos Eloy Cardoso Filho, ex-Diretor-Presidente do Conapra (52 anos de ati­vi­da­de); Carlos Hermann Guilherme Martins (44 anos); Gilson Soares (44 anos); e Pedro Phólio (51 anos).

– Difícil parar, mas é impor­tan­te res­pei­tar os limi­tes. Se hou­ves­se um apa­re­lho que me levas­se da lan­cha ao pas­sa­di­ço, eu tra­ba­lha­ria até os 100 anos – dis­se Gilson Soares, aos 80 anos. – Brinco que estou a ver navi­os, mas é impor­tan­te sair na hora cer­ta – endos­sou Pedro Phólio, de 82 anos.

A espo­sa Lina e os filhos Marcos e Lina rece­be­ram a home­na­gem a Matusevicius. Carinhosamente cha­ma­do de Matu, ele era mui­to que­ri­do por todos e tra­ba­lhou 14 anos como Assessor Executivo, ten­do sem­pre a melhor deci­são para cada caso.

Em audi­tó­rio lota­do, a fes­ta foi coman­da­da pelo Presidente da Praticagem de SP e Conselheiro Técnico do Conapra, Prático Souza Filho, que subs­ti­tuiu, no come­ço do ano, Nilson Ferreira – res­pon­sá­vel, em 2017 e 2018, por ini­ci­ar a pre­pa­ra­ção da Praticagem para a che­ga­da dos navi­os de gran­de por­te, entre outras ações.

O even­to con­tou com a apre­sen­ta­ção da orques­tra do pro­je­to Música trans­for­man­do vidas (Promuvi), com­pos­ta por defi­ci­en­tes visu­ais. Estiveram pre­sen­tes dire­to­res, cole­gas de pro­fis­são e fami­li­a­res. A sole­ni­da­de ter­mi­nou com um coque­tel de confraternização.