PRATICAGEM DE SP CONDUZ O MAIOR NAVIO NO PORTO DE SANTOS


Foto: @drone_013 (Instagram)

O Porto de Santos rece­beu, na segun­da-fei­ra (24/10), o navio CMA CGM VELA, o mai­or em com­pri­men­to a atra­car em um ter­mi­nal, com seus 347,50 metros e 45,20 metros de boca. Dois prá­ti­cos da Praticagem de São Paulo con­du­zi­ram a embar­ca­ção em segu­ran­ça pelo canal de aces­so até a atra­ca­ção. A pas­sa­gem des­per­tou a curi­o­si­da­de de pedes­tres em vári­os pon­tos da praia.

Até hoje, o mai­or navio rece­bi­do tinha 339,60 metros de com­pri­men­to. Desde 2016, a pra­ti­ca­gem está pre­pa­ra­da para a che­ga­da das embar­ca­ções de 366 metros, já homo­lo­ga­das pela Autoridade Marítima.

– Foram dois anos de estu­dos para garan­tir a ope­ra­ção com toda a segu­ran­ça, inclu­si­ve con­ver­san­do com coman­dan­tes e prá­ti­cos que ope­ram navi­os des­sas dimen­sões. Nossos pro­fis­si­o­nais trei­na­ram em mode­los tri­pu­la­dos redu­zi­dos, nos Estados Unidos, e em simu­la­dor de mano­bras na Universidade de São Paulo – res­sal­ta o pre­si­den­te da Praticagem de SP, prá­ti­co Bruno Tavares.

Durante o trei­na­men­to, os prá­ti­cos mano­bra­ram em navi­os de esca­la redu­zi­da, em lagos com rela­ção de profundidade/calado iguais aos do canal de Santos.

– É tudo pro­por­ci­o­nal à vida real, porém, em esca­la redu­zi­da. Você sen­te os efei­tos hidro­di­nâ­mi­cos, dife­ren­te­men­te de um simu­la­dor vir­tu­al, que é como um vide­o­ga­me de últi­ma gera­ção – expli­ca Bruno Tavares.

Além de con­tar com dois prá­ti­cos a bor­do, as mano­bras de navi­os des­sa dimen­são sofrem limi­ta­ções por con­ta de con­di­ções mete­o­ro­ló­gi­cas, como ven­tos e cor­ren­tes, e exi­gem dra­ga­gem de manu­ten­ção regu­lar e geren­ci­a­men­to de trá­fe­go para evi­tar inter­fe­rên­cia com outras embarcações.

– Não pode­mos esque­cer nenhum deta­lhe de segu­ran­ça. Nosso tra­ba­lho tam­bém depen­de do envol­vi­men­to de toda a comu­ni­da­de por­tuá­ria, a fim de bus­car o apri­mo­ra­men­to e a efi­ci­ên­cia duran­te a ope­ra­ção – des­ta­ca o pre­si­den­te da Praticagem de SP.

Outro pon­to impor­tan­te é a cha­ma­da jane­la de atra­ca­ção. A pra­ti­ca­gem usa o esto­fo da maré para movi­men­tar os navi­os mai­o­res com mais segu­ran­ça. Todo o tra­ba­lho dos prá­ti­cos é apoi­a­do pelo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) ins­ta­la­do na sede, com sis­te­ma de moni­to­ra­men­to de trá­fe­go por AIS; equi­pa­men­tos de sen­so­ri­a­men­to remo­to de cor­ren­tes, ven­to, altu­ra de maré, altu­ra e perío­do de ondas; visi­bi­lí­me­tros; ser­vi­ço de bati­me­tria; e cal­cu­la­do­ra de cala­do dinâ­mi­co ReDRAFT.

Com infor­ma­ções da Praticagem de São Paulo