PRATICAGEM DE SÃO SEBASTIÃO RECONHECE BRAVURA DE FUNCIONÁRIOS

A noi­te do dia 28 de abril de 2019 ficou para a his­tó­ria. Depois de seis horas de um tra­ba­lho cui­da­do­so e rea­li­za­do com mui­ta efi­ci­ên­cia, os prá­ti­cos Marcio Teixeira e Fábio Abreu con­se­gui­ram evi­tar um gra­ve aci­den­te com dois petro­lei­ros da clas­se Suezmax car­re­ga­dos de óleo. Eles fun­de­a­ram em segu­ran­ça os navi­os atre­la­dos um ao outro por cabos de aço, que esta­vam à deri­va no Canal de São Sebastião, no meio de uma enor­me tem­pes­ta­de com ven­tos de mais de 130 km/hora e ondas de qua­se dois metros. Pela ope­ra­ção rea­li­za­da no Terminal Almirante Barroso, no Porto de São Sebastião, os prá­ti­cos rece­be­ram o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar, da Organização Marítima Internacional, con­si­de­ra­do o mais alto reco­nhe­ci­men­to mundial.

Só que naque­la noi­te, outros três pro­fis­si­o­nais da pra­ti­ca­gem par­ti­ci­pa­ram ati­va­men­te da ope­ra­ção em que os dois prá­ti­cos con­tro­la­ram os navi­os leva­dos pela for­ça do ven­to e das cor­ren­tes marí­ti­mas e que ruma­vam peri­go­sa­men­te para Ilhabela, colo­can­do em ris­co seus mora­do­res e o meio ambi­en­te. Foram eles: o ope­ra­dor de pra­ti­ca­gem Sidney Cirilo dos Santos, o mes­tre de lan­cha Sandro Carvalho de Santana e o mari­nhei­ro de lan­cha Rodrigo Lourdes do Nascimento, que garan­ti­ram o embar­que segu­ro dos dois prá­ti­cos nas embar­ca­ções à deriva.

Pela ação, os três foram home­na­ge­a­dos e rece­be­ram pla­cas come­mo­ra­ti­vas entre­gues por Lélio Console, pre­si­den­te da Praticagem de São Sebastião, em cerimô­nia rea­li­za­da, na segun­da-fei­ra (6/12), na sede da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião:

– Nosso tra­ba­lho é rea­li­za­do em equi­pe e eles tam­bém con­tri­buí­ram com pres­te­za, cora­gem e deter­mi­na­ção para o suces­so des­sa ope­ra­ção arris­ca­da. Essa home­na­gem é uma for­ma de valo­ri­zar o tra­ba­lho tão impor­tan­te des­ses pro­fis­si­o­nais para a exce­lên­cia do ser­vi­ço de pra­ti­ca­gem – dis­se Lélio.

Também par­ti­ci­pa­ram da cerimô­nia o geren­te da Praticagem de São Sebastião, Álvaro Adrião Cassese Cunha, o dele­ga­do da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, capi­tão de mar e guer­ra Adriano, e o aju­dan­te da dele­ga­cia, capi­tão de cor­ve­ta Brito.

Relembre como foi a ação e a pre­mi­a­ção inter­na­ci­o­nal: https://www.praticagemdobrasil.org.br/entrega-do-premio-imo-por-bravura-excepcional-no-mar/

Com infor­ma­ções da Praticagem de São Sebastião