Praticagem de Paranaguá pas­sa a ope­rar com mais duas novas lan­chas de barra

A Praticagem de Paranaguá (PR) con­ti­nua inves­tin­do na reno­va­ção de suas lan­chas com o obje­ti­vo de oti­mi­zar as ope­ra­ções por­tuá­ri­as e, ao mes­mo tem­po, pro­por­ci­o­nar mais segu­ran­ça no embar­que e desem­bar­que dos Práticos nos navios.

Na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra (21/8), serão bati­za­das duas novas lan­chas de bar­ra, que ganha­ram os nomes Prático Milton Antunes dos Santos e Prático Roberto José Martins. As deno­mi­na­ções das embar­ca­ções seguem uma tra­di­ção da Paranaguá Pilots de home­na­ge­ar cole­gas já fale­ci­dos. Os fami­li­a­res esta­rão pre­sen­tes no evento.

A reno­va­ção da fro­ta faz par­te de um pro­ces­so con­tí­nuo de moder­ni­za­ção da Praticagem com o intui­to de incre­men­tar ain­da mais os parâ­me­tros ope­ra­ci­o­nais, a pres­ta­ção do ser­vi­ço e a segu­ran­ça da navegação.

A pri­mei­ra nova lan­cha de bar­ra entrou em ope­ra­ção em mar­ço de 2016. Com 14,70m de com­pri­men­to total, con­tra 10,47m das lan­chas ante­ri­o­res, as embar­ca­ções têm cas­co mais alon­ga­do, com mai­or des­lo­ca­men­to e óti­ma rela­ção peso/potência, o que pro­por­ci­o­na uma melhor mano­bra­bi­li­da­de e nave­ga­ção mais efi­ci­en­te em con­di­ções cli­má­ti­cas adver­sas. A moto­ri­za­ção tam­bém con­ta com mais potên­cia. A auto­no­mia é de, apro­xi­ma­da­men­te, 25 horas e a velo­ci­da­de de ser­vi­ço, de 24 nós.

– A bar­ra de Paranaguá tem uma das con­di­ções mais seve­ras dos por­tos bra­si­lei­ros. Muitas vezes as mano­bras fica­vam pre­ju­di­ca­das por impos­si­bi­li­da­de de embar­que e desem­bar­que do Prático. Após a aqui­si­ção da pri­mei­ra lan­cha, a impra­ti­ca­bi­li­da­de de bar­ra por este moti­vo foi redu­zi­da a pra­ti­ca­men­te zero, sem qual­quer pre­juí­zo à segu­ran­ça da nave­ga­ção e às ope­ra­ções de trans­fe­rên­cia do Prático para o navio – diz o Gerente da Paranaguá Pilots, Renato Neves.

Com 34 Práticos na ati­va, a Praticagem de Paranaguá rea­li­za cer­ca de 6.800 mano­bras por ano. Após a reno­va­ção, a enti­da­de fica­rá com qua­tro lan­chas de bar­ra (sen­do três novas) e seis lan­chas de por­to (uma vol­ta­da exclu­si­va­men­te para levan­ta­men­to hidro­grá­fi­co). A meta é adqui­rir uma quar­ta lan­cha de bar­ra e com­ple­tar a substituição.

A enti­da­de exis­te há 161 anos, con­tri­buin­do para a segu­ran­ça da nave­ga­ção, a sal­va­guar­da da vida huma­na e a pre­ven­ção à polui­ção hídri­ca na Zona de Praticagem 17. Os Práticos home­na­ge­a­dos fazem par­te des­sa his­tó­ria. Confira suas trajetórias:

Prático Milton Antunes dos Santos

Prático Milton Antunes dos Santos

Nascimento: 05/06/1931

Formação: Direito

Ingresso como Prático: 1964

Desligamento: 2004

Falecimento: 2016

Funções na Associação dos Práticos do Paraná

Secretário: 1967 a 1969 / 1981 a 1983 / 1983 a 1985

Tesoureiro: 1998 a 1999

Presidente: 1975 a 1977

Na Paranaguá Pilots Serviços de Praticagem

Diretor Financeiro: 1998 a 1999

Prático Roberto José Martins

Prático Roberto José Martins

Nascimento: 10/03/1941

Formação: Engenharia Civil

Ingresso como Prático: 1974

Desligamento: 2008

Falecimento: 2017

Funções na Associação dos Práticos do Paraná

Secretário: 1977 a 1979

Vice-Presidente: 1994 a 1996

Presidente: 1985 a 1987

No Conselho Nacional de Praticagem

Vice-Presidente: 1986 a 1988

Na Paranaguá Pilots Serviços de Praticagem

Diretor Administrativo: 2000 a 2001

Diretor Financeiro: 2002 a 2003 / 2003 a 2004