PRATICAGEM DE ITAJAÍ REALIZA MILÉSIMO GIRO EM BACIA DE EVOLUÇÃO

Na tar­de de quin­ta-fei­ra, 1º de setem­bro, a Praticagem de Itajaí e Navegantes rea­li­zou o milé­si­mo giro na nova bacia de evo­lu­ção, no Saco da Fazenda. Foi a mano­bra do navio MSC AGRIGENTO, embar­ca­ção de ban­dei­ra do Panamá, com 299,95 metros de com­pri­men­to e 48,20 metros de boca.

A anti­ga bacia de evo­lu­ção do por­to orga­ni­za­do limi­ta­va o giro de navi­os mai­o­res. A pra­ti­ca­gem este­ve envol­vi­da des­de a con­cep­ção da nova bacia, com 500 metros de diâ­me­tro. O prá­ti­co Pedro Cipriano suge­riu que o Saco da Fazenda fos­se uti­li­za­do para girar navi­os com mais de 300 metros.

Depois da con­cep­ção ini­ci­al, a pra­ti­ca­gem par­ti­ci­pou de estu­dos e simu­la­ções para ana­li­sar a via­bi­li­da­de da mano­bra, até então iné­di­ta na América Latina. É neces­sá­rio parar o navio, girá-lo e nave­gar a ré por uma milha náu­ti­ca em espa­ço limi­ta­do e com obs­tá­cu­los em ambos os lados do Rio Itajaí-Açu. Um des­ses obs­tá­cu­los é o navio Pallas, nau­fra­ga­do no limi­te da bacia de mano­bras, o que exi­ge ain­da mais do tra­ba­lho do prático.

Após trei­na­men­tos da pra­ti­ca­gem em simu­la­dor em Roterdã (Holanda), a pri­mei­ra mano­bra de tes­tes ocor­reu em 16 de janei­ro de 2020 e foi con­si­de­ra­da um mar­co his­tó­ri­co para Itajaí. A iné­di­ta mano­bra de ré foi rea­li­za­da com o navio VALOR, de 300 metros de com­pri­men­to e 48,3 metros de boca.

– Aprendemos bas­tan­te com essas mano­bras. Navios vão e vêm, mas a expe­ri­ên­cia fica com os prá­ti­cos aqui no nos­so com­ple­xo. Agora, esta­mos nos pre­pa­ran­do para os pró­xi­mos desa­fi­os de rece­ber navi­os de 335 metros de com­pri­men­to e 51 metros de boca. Essas embar­ca­ções têm a capa­ci­da­de de 13,2 mil con­têi­ne­res (TEUs). Na bacia anti­ga, o tama­nho máxi­mo era de 9 mil TEUs (300 metros). A nova bacia foi fun­da­men­tal para man­ter Itajaí e Navegantes na rota das mai­o­res embar­ca­ções que deman­dam os por­tos bra­si­lei­ros – des­ta­ca o dire­tor-pre­si­den­te da Itajaí e Navegantes Pilots, prá­ti­co Leandro Pedreschi Caliento.