Praticagem da Barra do Pará pro­mo­ve lim­pe­za e plan­tio em comu­ni­da­de onde opera

Consciente do seu com­pro­mis­so com o meio ambi­en­te, a Praticagem da Barra do Pará rea­li­zou um muti­rão de lim­pe­za e plan­tio de mudas na Comunidade de Vista Alegre (Marapanim-PA), loca­li­da­de em que ope­ra uma das bases de apoio da enti­da­de. A outra fica em Barcarena.

Cerca de 60 mora­do­res par­ti­ci­pa­ram como volun­tá­ri­os, incluin­do cri­an­ças e jovens, que se uni­ram para cons­ci­en­ti­zar a comu­ni­da­de sobre a impor­tân­cia da pre­ser­va­ção ambi­en­tal. Eles fize­ram a lim­pe­za e o plan­tio no tre­cho de 1,3 km da orla da peque­na vila de pes­ca­do­res. As mudas, entre espé­ci­es nati­vas, fru­tí­fe­ras e orna­men­tais, foram doa­das pelos pró­pri­os mora­do­res e pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio). A ação ocor­reu no dia 15 de junho.

A base ope­ra­ti­va de Vista Alegre moni­to­ra 24 horas os navi­os que tra­fe­gam pró­xi­mo da cos­ta do nor­des­te do Estado do Pará. Ela pos­sui um sis­te­ma avan­ça­do de trans­mis­são e recep­ção de sinais de boi­as vir­tu­ais, fun­da­men­tal auxí­lio à nave­ga­ção na região, que é inter­li­ga­do ao Centro de Operações da Barra do Pará, em Belém.