Praticagem da Barra do Pará apoia ações do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento

Mais uma vez a Praticagem da Barra do Pará uniu for­ças com a Marinha do Brasil nos even­tos que mar­ca­ram o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Acidente de Escalpelamento (28 de agos­to) na região. As ações do pro­je­to “Fios da Solidariedade”, do Comando do 4°Distrito Naval (Com4ºDN), ocor­re­ram de 26 de agos­to a 2 de setembro.

Foram rea­li­za­das ati­vi­da­des edu­ca­ti­vas nas esco­las ribei­ri­nhas e nos ter­mi­nais hidro­viá­ri­os, doa­ção e ins­ta­la­ção gra­tui­ta de cober­tu­ras de eixo do motor nas embar­ca­ções e doa­ção de cole­tes sal­va-vidas. O pro­je­to pro­por­ci­o­nou tam­bém um Dia da Beleza para as víti­mas, com o obje­ti­vo de aumen­tar a auto­es­ti­ma. As par­ti­ci­pan­tes tive­ram aces­so a ser­vi­ços gra­tui­tos de maqui­a­gem, mani­cu­re e massagem.

O escal­pe­la­men­to é um dra­ma que, infe­liz­men­te, ain­da per­sis­te nos rios da Amazônia. O aci­den­te ocor­re quan­do os cabe­los se enros­cam no eixo do motor do bar­co, muti­lan­do mulhe­res e meni­nas de comu­ni­da­des ribeirinhas.

Todas as ações ofe­re­ci­das pelo Com4ºDN foram desen­vol­vi­das em coor­de­na­ção com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR); o Núcleo de Assistência Social da Marinha em Belém (NAS); a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Pará; órgãos que com­põem a Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidente com Escalpelamento, como a Organização Não-Governamental dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (ORVAM); além da Praticagem da Barra do Pará.