PRATICAGEM DA BAHIA PARTICIPA DE SIMULAÇÕES NO TPN-USP

A Praticagem da Bahia par­ti­ci­pou de simu­la­ções de nave­ga­ção em prol do pro­je­to do futu­ro ber­ço 3 do Terminal de Graneis Líquidos do Porto de Aratu (TGL‑3).

De 22 a 24 de feve­rei­ro, qua­tro prá­ti­cos da Zona de Praticagem 12 (ZP-12) esti­ve­ram, no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), rea­li­zan­do diver­sas mano­bras de apro­xi­ma­ção, atra­ca­ção e desa­tra­ca­ção do pro­je­to e de ber­ços adja­cen­tes. O obje­ti­vo é veri­fi­car a sua via­bi­li­da­de no que tan­ge à segu­ran­ça da navegação.

As simu­la­ções con­ta­ram com a pre­sen­ça de repre­sen­tan­tes da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O pro­je­to de cons­tru­ção do futu­ro ber­ço 3 está em fase de pla­ne­ja­men­to pela Ultracargo.

Já nos dias 4, 5, 24 e 25 de feve­rei­ro, seis prá­ti­cos da ZP-12 par­ti­ci­pa­ram, no TPN-USP, das simu­la­ções de nave­ga­ção em prol da cons­tru­ção da futu­ra Ponte Salvador-Itaparica. Os tra­ba­lhos con­ta­ram com a pre­sen­ça da Capitania dos Portos da Bahia e de demais repre­sen­tan­tes das Autoridades Marítima e Portuária. Foram rea­li­za­das diver­sas mano­bras de nave­ga­ção de pas­sa­gem sob a pon­te, assim como apro­xi­ma­ções ao Terminal de Contêineres (Tecon).

Aproveitando a pre­sen­ça do Representante Único do Serviço de Praticagem (RUSP) da ZP-12 no TPN-USP, o Sindicato dos Práticos do Estado da Bahia (SINDIPRAT) ofe­re­ceu uma pla­ca à ins­ti­tui­ção, em agra­de­ci­men­to à par­ce­ria que tem con­tri­buí­do para a manu­ten­ção da exce­lên­cia do ser­vi­ço da Praticagem da Bahia.

Desde 2012, a pra­ti­ca­gem no Brasil con­tri­bui com os tra­ba­lhos rea­li­za­dos no TPN-USP. A par­ti­ci­pa­ção dos prá­ti­cos asse­gu­ra pro­je­tos mais oti­mi­za­dos e segu­ros, favo­re­cen­do o desen­vol­vi­men­to portuário.