PRATICAGEM DA BAHIA RESGATA DOIS TRIPULANTES DE VELEIRO

As belas e apra­zí­veis águas da Baía de Todos os Santos por vezes se tor­nam agi­ta­das e care­cem de cui­da­dos que todo o nave­gan­te bem conhe­ce. O dia da inde­pen­dên­cia do esta­do, 2 de julho, foi um des­ses momen­tos. Logo cedo, podia-se avis­tar o mar com mui­tos “car­nei­ri­nhos”, expres­são do lin­gua­jar naval que iden­ti­fi­ca as cris­tas das ondas que­bran­do e indi­cam o mar agi­ta­do, con­for­me divul­ga­do pre­vi­a­men­te pelo Aviso de Mau Tempo da Diretoria de Hidrografia da Marinha. Ressaca com ondas de até 2,5 metros de altu­ra eram espe­ra­das e, por isso, a Capitania dos Portos da Bahia já na sex­ta-fei­ra reco­men­da­va “nave­gar com aten­ção” no dia 2 de julho.

As ope­ra­ções de pra­ti­ca­gem segui­am o seu cur­so nor­mal até que, por vol­ta das 11h50, nas pro­xi­mi­da­des do pon­to de espe­ra de prá­ti­co, o prá­ti­co desig­na­do para con­du­zir o navio Ro-Ro TORRENS até o Porto de Salvador rece­beu men­sa­gem do coman­dan­te. Ele infor­ma­va ter avis­ta­do uma embar­ca­ção embor­ca­da pelo tra­vés de seu navio.

Imediatamente, o prá­ti­co, ain­da na lan­cha de pra­ti­ca­gem, ori­en­tou que o navio redu­zis­se velo­ci­da­de e, de comum acor­do com o coman­dan­te, seguiu para ava­li­ar a situ­a­ção. Ao se apro­xi­mar do local, dois tri­pu­lan­tes esta­vam na água com cole­tes sal­va-vidas, apoi­a­dos no velei­ro PATUÁ que já havia sido desem­bor­ca­do. As velas esta­vam ras­ga­das e o prá­ti­co ofe­re­ceu res­ga­te ime­di­a­to da tri­pu­la­ção, que pre­fe­riu aguar­dar o rebo­que. Como ambos se encon­tra­vam bem, o prá­ti­co pediu cal­ma e infor­mou que a lan­cha da pra­ti­ca­gem iria alcan­çar o navio (para que ele pudes­se fazer a nave­ga­ção segu­ra na Baía de Todos os Santos) e retor­na­ria em segui­da para o rebo­que do veleiro.

O Centro de Operações da Praticagem da Bahia comu­ni­cou à Capitania dos Portos o ocor­ri­do e o apoio da lan­cha Pilot Boat IV. Por vol­ta das 12h10, o rebo­que já havia sido ini­ci­a­do, encer­ran­do-se com toda a segu­ran­ça por vol­ta das 12h45, quan­do o velei­ro che­gou em águas tran­qui­las nas pro­xi­mi­da­des do Iate Clube da Bahia.

Com infor­ma­ções da Praticagem da Bahia