Praticagem da Bahia ins­ta­la bali­za­men­to vir­tu­al em Salvador

O Centro de Operações da ZP-12, res­pon­sá­vel por coor­de­nar as mano­bras de Praticagem rea­li­za­das pelos 37 Práticos da Bahia, incor­po­rou mais uma fer­ra­men­ta tec­no­ló­gi­ca que incre­men­ta­rá a segu­ran­ça das ope­ra­ções por­tuá­ri­as na Baía de Todos os Santos. Trata-se da ado­ção do bali­za­men­to virtual.

A fer­ra­men­ta per­mi­ti­rá a demar­ca­ção vir­tu­al de par­te do canal de apro­xi­ma­ção e da bacia de evo­lu­ção do Porto de Salvador, con­tri­buin­do para ampli­ar a cons­ci­ên­cia situ­a­ci­o­nal dos Práticos em momen­to crí­ti­co da mano­bra. Além dis­so, pro­por­ci­o­na­rá melhor con­di­ção de nave­ga­ção ao ele­var a menor pro­fun­di­da­de dos atu­ais 14,3 metros para 14,8 metros, sem a rea­li­za­ção de dragagem.

O bali­za­men­to vir­tu­al tam­bém será empre­ga­do para sina­li­zar uma rota segu­ra aos navi­os de gran­de cala­do (supe­ri­or a 20 metros) que deman­da­rem a região do inte­ri­or da Baía de Todos os Santos para a rea­li­za­ção de ope­ra­ções Ship to Ship (STS), assim que estas mano­bras este­jam devi­da­men­te autorizadas.

Pontualmente, a tec­no­lo­gia con­tri­bui­rá ain­da para a manu­ten­ção da segu­ran­ça da nave­ga­ção na Baía de Todos os Santos, ao sina­li­zar vir­tu­al­men­te even­tu­ais sinais náu­ti­cos físi­cos desa­pa­re­ci­dos, até o seu restabelecimento.

A ado­ção do recur­so tec­no­ló­gi­co pela Praticagem da Bahia, aten­den­do aos padrões inter­na­ci­o­nais esta­be­le­ci­dos pela Associação Internacional de Autoridades em Auxílios à Navegação Marítima e Faróis (AISM/IALA) e devi­da­men­te rati­fi­ca­dos pela Autoridade Marítima Brasileira, além de cola­bo­rar para a manu­ten­ção da segu­ran­ça das ope­ra­ções por­tuá­ri­as, con­tri­bui para a pro­je­ção da Baía de Todos os Santos no cená­rio naci­o­nal como região ide­al para o desen­vol­vi­men­to de novos negó­ci­os, em face das extra­or­di­ná­ri­as con­di­ções natu­rais e tec­no­ló­gi­cas encon­tra­das e desenvolvidas.