PRATICAGEM DA BAHIA RECEBE RECONHECIMENTO POR SALVAMENTO

Atualizado em 1º de junho

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com o apoio da Praticagem da Bahia, res­ga­tou, na manhã de 11 de maio, três pes­ca­do­res da embar­ca­ção “Pôr do Sol”, a cer­ca de seis milhas náu­ti­cas ao sul de Salvador.

Após o pedi­do de socor­ro, a equi­pe de bus­ca e sal­va­men­to da Marinha che­gou ao local por vol­ta das 10h30min. Ao ava­li­ar as con­di­ções de pes­so­al, do bar­co e o esta­do do mar, deci­diu-se pelo rebo­que do pes­quei­ro, rea­li­za­do pela lan­cha de pra­ti­ca­gem “Pilot Boat V”. O res­ga­te foi con­cluí­do às 12h40min. O navio-patru­lha “Gravataí”, subor­di­na­do ao Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN), tam­bém este­ve na área para auxi­li­ar em caso de necessidade.

Os tri­pu­lan­tes esta­vam em boas con­di­ções de saú­de. Segundo José Antônio Silva de Oliveira, pes­ca­dor há mais de 15 anos, a embar­ca­ção apre­sen­tou ava­ria de máqui­nas no dia 7 de maio, quan­do ele fez con­ta­to com ami­gos em ter­ra para pro­vi­den­ci­ar peças de repa­ro. Como esse apoio não che­gou devi­do às con­di­ções do mar, ele man­te­ve o bar­co fun­de­a­do, aguar­dan­do melho­ra da nave­ga­bi­li­da­de, até que resol­veu soli­ci­tar aju­da via rádio.

― Quero agra­de­cer por terem nos socor­ri­do — afir­mou o pes­ca­dor, que dei­xou um reca­do para outros cole­gas. — Tenham res­pei­to pelo mar.

Em reco­nhe­ci­men­to ao apoio pres­ta­do, o dire­tor-pre­si­den­te da Bahia Pilots, Márcio Monteiro Beber, e a tri­pu­la­ção da “Pilot Boat V” rece­be­ram do capi­tão dos por­tos da Bahia, Paulo Rafael Ribeiro Gonzales, um Certificado de Mérito em Segurança da Navegação.

Com infor­ma­ções e ima­gens da Praticagem da Bahia e Marinha do Brasil