PRATICAGEM DA BAHIA APOIA CAPITANIA DOS PORTOS EM DOIS RESGATES


A Praticagem da Bahia contribuiu, em 13 de agosto, para o resgate de duas embarcações à deriva na Baía de Todos os Santos.
Naquele dia à noite, o operador de serviço no centro de operações da Zona de Praticagem 12 recebeu, pelo rádio, comunicação de chamada geral da Capitania dos Portos do Estado, solicitando apoio a uma embarcação à deriva nas proximidades da Ilha de Itaparica. Imediatamente, ele acionou a tripulação de serviço da lancha de praticagem para se dirigir até a posição informada.
Ao se aproximar do local, a tripulação avaliou as condições do pessoal, da embarcação e do estado do mar; e, após coordenação com o centro de operações e a Capitania, decidiu-se pela realização do reboque da “Amigo do Oceano I” para o terminal do ferry boat de Bom Despacho. Lá, os seus seis tripulantes e passageiros, incluindo duas crianças, desembarcaram em segurança.
Durante o trajeto de reboque, já mais próximo de terra, os tripulantes da lancha de praticagem observaram uma canoa com dificuldades para navegar e retornaram para rebocá-la também para o terminal de Bom Despacho, com os seus três tripulantes.
Colaborar em ações de busca e salvamento é uma obrigação de todo homem do mar e um dever legal da praticagem estabelecido nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM-12/DPC).