PRATICAGEM DA BAHIA APOIA CAPITANIA DOS PORTOS EM DOIS RESGATES

A Praticagem da Bahia con­tri­buiu, em 13 de agos­to, para o res­ga­te de duas embar­ca­ções à deri­va na Baía de Todos os Santos.

Naquele dia à noi­te, o ope­ra­dor de ser­vi­ço no cen­tro de ope­ra­ções da Zona de Praticagem 12 rece­beu, pelo rádio, comu­ni­ca­ção de cha­ma­da geral da Capitania dos Portos do Estado, soli­ci­tan­do apoio a uma embar­ca­ção à deri­va nas pro­xi­mi­da­des da Ilha de Itaparica. Imediatamente, ele aci­o­nou a tri­pu­la­ção de ser­vi­ço da lan­cha de pra­ti­ca­gem para se diri­gir até a posi­ção informada.

Ao se apro­xi­mar do local, a tri­pu­la­ção ava­li­ou as con­di­ções do pes­so­al, da embar­ca­ção e do esta­do do mar; e, após coor­de­na­ção com o cen­tro de ope­ra­ções e a Capitania, deci­diu-se pela rea­li­za­ção do rebo­que da “Amigo do Oceano I” para o ter­mi­nal do fer­ry boat de Bom Despacho. Lá, os seus seis tri­pu­lan­tes e pas­sa­gei­ros, incluin­do duas cri­an­ças, desem­bar­ca­ram em segurança.

Durante o tra­je­to de rebo­que, já mais pró­xi­mo de ter­ra, os tri­pu­lan­tes da lan­cha de pra­ti­ca­gem obser­va­ram uma canoa com difi­cul­da­des para nave­gar e retor­na­ram para rebo­cá-la tam­bém para o ter­mi­nal de Bom Despacho, com os seus três tripulantes.

Colaborar em ações de bus­ca e sal­va­men­to é uma obri­ga­ção de todo homem do mar e um dever legal da pra­ti­ca­gem esta­be­le­ci­do nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM-12/DPC).