Praticagem da Bacia Amazônica fecha 2017 com cin­co salvamentos

O Grupo Bacia Amazônica Práticos (BAP), uma das empre­sas que atu­am na mai­or zona de pra­ti­ca­gem do mun­do, fez o últi­mo sal­va­men­to do ano no Rio Amazonas, no dia 22 de dezem­bro, cum­prin­do o dever de apoi­ar nas ações de socor­ro nas 22 zonas de pra­ti­ca­gem brasileiras.
Às 9h30m, quan­do vol­ta­vam para a base de Fazendinha (AP) após uma ope­ra­ção de desem­bar­que de prá­ti­cos, mari­nhei­ros da lan­cha BAP Mexiana avis­ta­ram dois homens pedin­do aju­da em uma peque­na embar­ca­ção do tipo “rabe­ta”, na altu­ra de canal de Pracauúba. A água já entra­va den­tro do bar­co que apre­sen­tou um pro­ble­ma na héli­ce e esta­va pres­tes a virar devi­do às con­di­ções locais. Eles já esta­vam há cer­ca de uma hora à deriva.
Depois do res­ga­te até a base da pra­ti­ca­gem, os náu­fra­gos segui­ram via­gem para o Igarapé da Fortaleza na pró­pria embar­ca­ção ava­ri­a­da, remando.
Foi o quin­to sal­va­men­to rea­li­za­do pelo Grupo BAP em 2017. A Zona de Praticagem 01 se esten­de até Itacoatiara (AM), abran­gen­do 1.300 milhas náu­ti­cas no Amapá, Pará e Amazonas.