PRATICAGEM ASSUME SEÇÃO NACIONAL DA PIANC EM BRASÍLIA

A seção naci­o­nal da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (Pianc) tem nova ges­tão, após assem­bleia em 5 de dezem­bro. Assume a pre­si­dên­cia o con­se­lhei­ro do Instituto Praticagem do Brasil e vice-pre­si­den­te da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), prá­ti­co Ricardo Falcão. Já a secre­tá­ria-geral exe­cu­ti­va é a geren­te exe­cu­ti­va do Instituto, Ana Paula Jaeger. 

A Pianc é a mais impor­tan­te asso­ci­a­ção náu­ti­ca do mun­do, fun­da­da em 1885, mui­to antes da Organização Marítima Internacional (IMO). Extremamente téc­ni­ca, a enti­da­de é res­pon­sá­vel por pro­du­zir os rela­tó­ri­os que ori­en­tam o pla­ne­ja­men­to por­tuá­rio, cujas dire­tri­zes são apli­ca­das nas nor­mas da Marinha do Brasil. Afinal, é a Autoridade Marítima quem con­ce­de homo­lo­ga­ções e esta­be­le­ce limi­tes ope­ra­ci­o­nais nos por­tos brasileiros. 

Desde 2007, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) repre­sen­ta o Brasil na Pianc inter­na­ci­o­nal, sen­do o seu dire­tor-geral, Frederico Dias, pri­mei­ro dele­ga­do na seção naci­o­nal, cri­a­da em 2023 com apoio da autarquia.

Tanto a Praticagem do Brasil quan­to o Instituto são asso­ci­a­dos à seção naci­o­nal. Os mem­bros bra­si­lei­ros podem par­ti­ci­par dos comi­tês res­pon­sá­veis por ela­bo­rar as dire­tri­zes téc­ni­cas inter­na­ci­o­nais, incluin­do a pers­pec­ti­va do país ao planejamento.

– A par­tir da seção naci­o­nal, entra­mos em dis­cus­sões mun­di­ais sobre diver­sos temas. Podemos suge­rir alte­ra­ções em rela­tó­ri­os da Pianc já publi­ca­dos que afe­tam o mun­do intei­ro. Quando não par­ti­ci­pa­mos das con­ver­sas, somos impac­ta­dos sem ter opor­tu­ni­da­de de expor ques­tões téc­ni­cas par­ti­cu­la­res ao nos­so país, como é o caso dos gran­des com­boi­os que exis­tem só no Brasil trans­por­tan­do pro­du­tos do agro­ne­gó­cio – expli­cou Ricardo Falcão.

A pra­ti­ca­gem tem estrei­ta liga­ção com o tema. Como espe­ci­a­lis­ta em águas mais res­tri­tas à nave­ga­ção, a ati­vi­da­de é sem­pre con­sul­ta­da sobre avan­ços ope­ra­ci­o­nais e novas ins­ta­la­ções nos por­tos, além de par­ti­ci­par das simu­la­ções para ava­li­ar a segu­ran­ça des­ses pro­je­tos. Este ano, o Instituto fir­mou par­ce­ria com a Antaq para dis­po­ni­bi­li­zar seus simu­la­do­res à aná­li­se da auto­ri­za­ção de ter­mi­nais pri­va­dos e expan­são de arren­da­men­tos nos por­tos públicos.

– Também esta­mos dedi­ca­dos à pro­du­ção de conhe­ci­men­to na área. Em 2022, lan­ça­mos o livro Planejamento Portuário — Recomendações para Acessos Náuticos, base­a­do em docu­men­tos como os rela­tó­ri­os da Pianc. Em 2023, ano de cri­a­ção da seção naci­o­nal da Pianc, rea­li­za­mos o pri­mei­ro Seminário Planejamento Portuário, no Rio de Janeiro. O even­to tem con­tri­buí­do mui­to para agre­gar conhe­ci­men­to téc­ni­co no setor. Em 2026, vamos para a quar­ta edi­ção. Participar mais ati­va­men­te da Pianc cer­ta­men­te nos aju­da­rá a supe­rar desa­fi­os – des­ta­cou o pre­si­den­te da Praticagem do Brasil e pre­si­den­te do con­se­lho de admi­nis­tra­ção do Instituto, prá­ti­co Bruno Fonseca.

Participaram da assem­bleia a dire­to­ra exe­cu­ti­va do Instituto, Jacqueline Wendpap, e o con­sul­tor da enti­da­de, dou­tor Edson Mesquita; além de demais mem­bros associados.