PESQUISA DE SEGURANÇA DA IMPA VAI ATÉ 30 DE MAIO

Até 30 de maio, está sendo realizada a pesquisa anual da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA) sobre os arranjos de embarque e desembarque dos navios.
Por meio do aplicativo IMPA Safety Survey, a cada manobra, os práticos devem relatar se os dispositivos de transferência utilizados estão de acordo com a regulação internacional. Escada de quebra-peito e a mesma combinada com escada de portaló são os meios mais comuns.
Em 2024, 13% apresentaram problemas em 4052 relatórios encaminhados, sem alteração significativa no índice de não-conformidades. Foram reportados às autoridades 15% dos casos. A maioria das irregularidades continua nas escadas de quebra-peito, sendo 9% por não estarem presas em pontos seguros.
– Em junho, está prevista a adoção de novas regras para os dispositivos na Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Solas) e em seus complementos. Dessa forma, espera-se diminuir as falhas na manutenção e instalação dos arranjos. As medidas só vão entrar em vigor em janeiro de 2028. Ainda assim, teremos que continuar vigilantes, não somente durante o período da pesquisa, para a nossa própria segurança – ressalta o diretor técnico da Praticagem do Brasil, prático Felipe Perrotta.
Baixe o App da pesquisa
Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=org.impahq.app&hl=en_US&pli=1
Apple Store:
https://apps.apple.com/gb/app/impa-survey/id6494986139
Para facilitar a identificação de irregularidades, assista ao vídeo produzido, em 2024, em parceria com a CHIRP Maritime: