PESQUISA DA IMPA SOBRE ESCADAS VAI ATÉ 15 DE OUTUBRO

Até 15 de outu­bro, prá­ti­cos do mun­do intei­ro podem rela­tar as con­di­ções dos arran­jos de embar­que e desem­bar­que dos navi­os para a Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA). É pos­sí­vel fazê-lo no apli­ca­ti­vo No Rumo Certo, que tem novas fun­ci­o­na­li­da­des, ou no site da IMPA.

Em 2020, os bra­si­lei­ros bate­ram recor­de de par­ti­ci­pa­ção na pes­qui­sa, com 2.906 rela­tó­ri­os envi­a­dos, qua­se a meta­de do total envi­a­do no mun­do; demons­tran­do toda a pre­o­cu­pa­ção da cate­go­ria com o tema. De acor­do com o levan­ta­men­to, 12,11% dos mei­os de aces­so aos navi­os esta­vam ins­ta­la­dos incor­re­ta­men­te ou mal­con­ser­va­dos, pon­do em ris­co a vida do prá­ti­co no embar­que e desembarque. 

Escada de que­bra-pei­to e esca­da de que­bra-pei­to com­bi­na­da com esca­da de por­ta­ló são os prin­ci­pais dis­po­si­ti­vos de trans­fe­rên­cia do prá­ti­co da lan­cha de pra­ti­ca­gem para o navio e devem estar em acor­do com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Solas).

Em 2020, dos 774 arran­jos irre­gu­la­res rela­ta­dos no mun­do somen­te 12,4% foram comu­ni­ca­dos às auto­ri­da­des para providências. 

– A nos­sa par­ti­ci­pa­ção expres­si­va na cam­pa­nha deve ser exal­ta­da. Mas é fun­da­men­tal que tenha­mos tam­bém a cons­ci­ên­cia de levar os pro­ble­mas adi­an­te para os coman­dan­tes das embar­ca­ções e as Capitanias dos Portos. Somos res­pon­sá­veis pela nos­sa pró­pria segu­ran­ça – lem­bra o dire­tor téc­ni­co do Conselho Nacional de Praticagem, prá­ti­co Bruno Fonseca.

NO RUMO CERTO: https://www.praticagemdobrasil.org.br/aplicativo-rumo-certo (como instalar)

IMPA: https://survey.impahq.org