O QUE A PRATICAGEM VEM FAZENDO EM PROL DAS VÍTIMAS NO SUL

A Praticagem do Brasil ado­tou uma série de ações em prol dos desa­bri­ga­dos da enchen­te no Rio Grande do Sul. Além de dona­ti­vos, a enti­da­de infor­mou, ontem (13/5), ao Ministério de Portos e Aeroportos e aos arma­do­res que deci­diu con­ce­der gra­tui­da­de do ser­vi­ço a todos os navi­os mer­can­tes da cabo­ta­gem car­re­gan­do 100% de aju­da humanitária.

A gra­tui­da­de vale tan­to para as mano­bras de desa­tra­ca­ção dos navi­os, na ori­gem do embar­que da car­ga huma­ni­tá­ria, quan­to nas de atra­ca­ção no des­ti­no, na região afe­ta­da. Para as embar­ca­ções que não car­re­ga­rem 100% em doa­ções, o des­con­to será pro­por­ci­o­nal ao volu­me da con­tri­bui­ção. Por exem­plo, se o navio car­re­gar 10% de aju­da no total trans­por­ta­do na via­gem, esse será o des­con­to con­ce­di­do pela pra­ti­ca­gem local. Caso o navio faça uma esca­la extra para car­re­gar somen­te aju­da huma­ni­tá­ria, o des­con­to será de 100%.

Também ontem foram enca­mi­nha­dos milha­res de itens como rou­pas de cama e banho, mate­ri­al de higi­e­ne pes­so­al, ali­men­tos e ração para pet. O mate­ri­al foi entre­gue na base aérea de Brasília.

A ati­vi­da­de já havia envi­a­do 11,6 tone­la­das de água mine­ral e apoi­ou a dis­tri­bui­ção de mais de 2 mil quen­ti­nhas aos desa­bri­ga­dos em Canoas, por meio de ação volun­tá­ria do Rotary Club Canoas Empreendedor.

As pra­ti­ca­gens locais ou os prá­ti­cos indi­vi­du­al­men­te tam­bém têm cola­bo­ra­do. A Praticagem da Lagos dos Patos (RS), por exem­plo, que atua dire­ta­men­te na região afe­ta­da, abas­te­ceu uma voa­dei­ra no auxí­lio à sal­va­ta­gem. Já a Praticagem de Itajaí (SC) fez uma gran­de doa­ção de água, mate­ri­al de lim­pe­za, papel higi­ê­ni­co, fral­das e bis­coi­tos, entre­gue por meio do Navio de Apoio Oceânico (Classe Mearim), da Marinha do Brasil.