O QUE A PRATICAGEM VEM FAZENDO EM PROL DAS VÍTIMAS NO SUL
A Praticagem do Brasil adotou uma série de ações em prol dos desabrigados da enchente no Rio Grande do Sul. Além de donativos, a entidade informou, ontem (13/5), ao Ministério de Portos e Aeroportos e aos armadores que decidiu conceder gratuidade do serviço a todos os navios mercantes da cabotagem carregando 100% de ajuda humanitária.
A gratuidade vale tanto para as manobras de desatracação dos navios, na origem do embarque da carga humanitária, quanto nas de atracação no destino, na região afetada. Para as embarcações que não carregarem 100% em doações, o desconto será proporcional ao volume da contribuição. Por exemplo, se o navio carregar 10% de ajuda no total transportado na viagem, esse será o desconto concedido pela praticagem local. Caso o navio faça uma escala extra para carregar somente ajuda humanitária, o desconto será de 100%.
Também ontem foram encaminhados milhares de itens como roupas de cama e banho, material de higiene pessoal, alimentos e ração para pet. O material foi entregue na base aérea de Brasília.
A atividade já havia enviado 11,6 toneladas de água mineral e apoiou a distribuição de mais de 2 mil quentinhas aos desabrigados em Canoas, por meio de ação voluntária do Rotary Club Canoas Empreendedor.
As praticagens locais ou os práticos individualmente também têm colaborado. A Praticagem da Lagos dos Patos (RS), por exemplo, que atua diretamente na região afetada, abasteceu uma voadeira no auxílio à salvatagem. Já a Praticagem de Itajaí (SC) fez uma grande doação de água, material de limpeza, papel higiênico, fraldas e biscoitos, entregue por meio do Navio de Apoio Oceânico (Classe Mearim), da Marinha do Brasil.