Praticagem participa de novo salvamento no Rio Amazonas

Mais uma vez pro­van­do o espí­ri­to públi­co da pra­ti­ca­gem e aten­den­do às nor­mas que regu­la­men­tam o ser­vi­ço, a Bacia Amazônica Práticos (BAP) par­ti­ci­pou de uma ação de sal­va­men­to no Rio Amazonas.

No últi­mo dia 23 de julho, dez pes­so­as fica­ram à deri­va devi­do à fal­ta de com­bus­tí­vel na vol­ta para Macapá (AP). Elas alu­ga­ram uma voa­dei­ra (canoa com motor de popa) para pegar uma cri­an­ça doen­te na loca­li­da­de deno­mi­na­da Furo Grande (PA).

Por vol­ta das 19h10min, a pra­ti­ca­gem res­pon­sá­vel por aque­la zona de pra­ti­ca­gem, a mai­or do mun­do — foi aci­o­na­da pela Capitania dos Portos para o socor­ro na área da Fazendinha. Às 20h30min, a lan­cha dos prá­ti­cos loca­li­zou e res­ga­tou o gru­po em meio à for­te cor­ren­te­za. Como não havia ris­co para segu­ran­ça, a voa­dei­ra foi rebo­ca­da. A ação ter­mi­nou às 21h10min e a cri­an­ça doen­te foi logo libe­ra­da pela Capitania a pedi­do da pra­ti­ca­gem. No total, eram qua­tro meno­res de cin­co anos e seis adultos.

De acor­do com a Normam-12, regu­la­men­ta­do­ra do ser­vi­ço, é dever dos prá­ti­cos coo­pe­rar com a Autoridade Marítima em sal­va­men­tos sem­pre que soli­ci­ta­dos, inclu­si­ve com o empre­go de lan­chas da praticagem.

No dia 29 de mar­ço, a pra­ti­ca­gem da Bacia Amazônica já havia res­ga­ta­do outra peque­na embar­ca­ção com qua­tro pes­so­as a bor­do, pró­xi­mo ao farol da Ilha de Santana.