Novo DPC, Almirante Roberto visita Praticagem do RJ e conhece o ReDRAFT

A Praticagem do Rio de Janeiro rece­beu, nes­ta quin­ta-fei­ra (17/5), em seu cen­tro de ope­ra­ções (ata­laia), a visi­ta do novo dire­tor de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, Almirante Roberto. Ele pôde conhe­cer em deta­lhes téc­ni­cos o sis­te­ma da Praticagem – já em fun­ci­o­na­men­to no Rio – que vem melho­ran­do a aces­si­bi­li­da­de e a segu­ran­ça nos por­tos brasileiros.

O ReDRAFT cal­cu­la a fol­ga abai­xo da qui­lha do navio sufi­ci­en­te para mano­brá-lo sem ris­co de bater no fun­do. O cál­cu­lo é fei­to con­si­de­ran­do par­ti­cu­la­ri­da­des do canal de aces­so, carac­te­rís­ti­cas da embar­ca­ção e dados ambi­en­tais cole­ta­dos em tem­po real que pro­vo­cam efei­tos duran­te a mano­bra, como con­di­ções de ven­to, cor­ren­te, marés e ondas. Sem essas infor­ma­ções pre­ci­sas, antes as res­tri­ções de ope­ra­ção eram empí­ri­cas e con­ser­va­do­ras, a fim de man­ter a segurança.

No Porto do Rio, duas boi­as fazem a medi­ção dos dados que ali­men­tam o sis­te­ma. Já nos pri­mei­ros cál­cu­los, per­ce­beu-se que eram pos­sí­veis cala­dos máxi­mos supe­ri­o­res aos das esti­ma­ti­vas con­ser­va­do­ras, garan­tin­do mais aces­si­bi­li­da­de sem per­der em segu­ran­ça das manobras.

Em Santos, onde foi implan­ta­do de for­ma pio­nei­ra, o auxí­lio do ReDRAFT dimi­nuiu o tem­po de fecha­men­to do por­to por res­tri­ções de cala­do de sete dias, em 2015, para qua­tro dias, em 2016, e dois dias, em 2017. O núme­ro de mano­bras de navi­os com cala­do aci­ma dos 12m cres­ceu 24% no últi­mo ano. Mais cala­do repre­sen­ta tam­bém ganho de car­ga (cada 10cm pro­por­ci­o­na mais 1000 tone­la­das ou 65 contêineres).