Nova diretoria do CONAPRA toma posse em solenidade no Rio de Janeiro

 

A Praticagem e a Meritocracia por Almirante de Esquadra Luiz Fernando PALMER Fonseca from Nivea Francisco on Vimeo.

Manter o com­pro­mis­so e par­ce­ria com os diver­sos ato­res da Comunidade Marítima em prol de mais qua­li­da­de, efi­ci­ên­cia e segu­ran­ça na ope­ra­ção de navi­os nos por­tos e vias nave­gá­veis do Brasil. Assim defi­niu sua mis­são para o pró­xi­mo biê­nio de man­da­to, o Diretor-Presidente ree­lei­to do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), Gustavo Martins, em cerimô­nia de pos­se da nova dire­to­ria, rea­li­za­da na noi­te des­ta quin­ta-fei­ra (9/2), no Rio de Janeiro. Também foram empos­sa­dos os dire­to­res João Bosco de Brito Vasconcelos, Marcos Vinícius Carneiro Gondim, Porthos Augusto de Lima Filho e Vitor Cabral Turra, além dos con­se­lhei­ros fis­cais Alexandre Koji Takimoto, Everton Schmidt e Johann Hutzler.

Em seu dis­cur­so de pos­se, o Diretor-Presidente elen­cou as prin­ci­pais rea­li­za­ções dos últi­mos dois anos de man­da­to. Entre elas, o alcan­ce da mar­ca de 100% de itens de Praticagem homo­lo­ga­dos, cor­res­pon­den­do a 35 ata­lai­as, 123 lan­chas de prá­ti­co, 33 de apoio e 519 aqua­viá­ri­os tri­pu­lan­tes de lan­chas. Destaque para o trei­na­men­to de 230 Praticantes e ali­nha­men­to inten­si­vo de Práticos com mode­los tri­pu­la­dos em cen­tros de exce­lên­cia inter­na­ci­o­nais, garan­tin­do assim o apri­mo­ra­men­to con­tí­nuo do ser­vi­ço de Praticagem bra­si­lei­ra, em con­so­nân­cia com as melho­res prá­ti­cas no res­to do mun­do. Essa ini­ci­a­ti­va cola­bo­rou dire­ta­men­te para a segu­ran­ça da nave­ga­ção e êxi­to nas 36 mil mano­bras rea­li­za­das no período.

A pre­sen­ça cons­tan­te de repre­sen­tan­tes da Praticagem em even­tos, semi­ná­ri­os e audi­ên­ci­as públi­cas tam­bém foi des­ta­ca­da. Foram rea­li­za­dos dois Encontros Nacionais de Praticagem, em Brasília (2015) e Fortaleza (2016), bem como assi­na­tu­ra de pro­to­co­lo de coo­pe­ra­ção com a Universidade de São Paulo (USP), além de con­ta­tos com diver­sas enti­da­des do poder públi­co e pri­va­do. O obje­ti­vo foi man­ter um canal de diá­lo­go per­ma­nen­te para colo­car em pau­ta assun­tos liga­dos ao ser­vi­ço de Praticagem, à efi­ci­ên­cia e segu­ran­ça da nave­ga­ção, escla­re­ci­men­tos à comu­ni­da­de marí­ti­ma e soci­e­da­de em geral, bem como for­ta­le­cer ain­da mais a visão da cate­go­ria sobre a impor­tân­cia da Praticagem para a eco­no­mia do Brasil.

“Buscamos cri­ar um ambi­en­te ade­qua­do para dis­cus­sões de melho­ri­as do mode­lo de regu­la­ção dos ser­vi­ços. Acreditamos que o deba­te, quan­do des­pro­vi­do de pres­sões comer­ci­ais e polí­ti­cas, per­mi­ti­rá a iden­ti­fi­ca­ção do mode­lo que tra­rá mais van­ta­gens ao país. Ainda temos um lon­go cami­nho a fren­te. E a minha recon­du­ção ao car­go, por deci­são de meus cole­gas prá­ti­cos, indi­ca que pode­mos man­ter os mes­mos com­pro­mis­sos para os pró­xi­mos dois anos. A Praticagem do Brasil per­ma­ne­ce no rumo cer­to˜, fina­li­za Gustavo Martins.

A sole­ni­da­de de pos­se con­tou ain­da com a pre­sen­ça do Deputado Federal do PSDB-PR, Luiz Carlos Hauly, do Almirante-de-Esquadra, Paulo Cezar de Quadros Küster, do Secretário-Geral da Marinha e Almirante-de-Esquadra, Liseo Zampronio, do Diretor da Procuradoria Especial da Marinha Vice-Almirante, Domingos Savio Almeida Nogueira, do Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha Vice-Almirante, José Augusto Vieira da Cunha Menezes, do Presidente da ATP Vice-Almirante, Murillo de Moraes Rego Corrêa Barbosa, do Diretor da ANTAQ, Fernando José de Pádua Costa Fonseca, do Presidente da Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos), Otavio Fragoso, e do Vice-Presidente da International Maritime Pilots Association(IMPA), Ricardo Falcão. Também esti­ve­ram pre­sen­tes repre­sen­tan­tes do CIAGA, SYNDARMA, Primeiro Distrito Naval, dire­to­ria de Portos e Costas, além de prá­ti­cos das mais diver­sas ZPs do país.

A Praticagem e a Meritocracia por Almirante de Esquadra Luiz Fernando PALMER Fonseca from Nivea Francisco on Vimeo.