Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha presta homenagem ao Conapra

O Conselho Nacional de Praticagem recebeu, na quinta-feira (7/12), a Medalha Colaborador Emérito da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, em reconhecimento ao apoio no cumprimento da missão da DPHDM, responsável por preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da instituição. O diretor-presidente do Conapra, prático Gustavo Martins, foi representado pelo secretário executivo Arionor Souza. A solenidade aconteceu no Museu Naval, sede da diretoria.

Empresas também foram agraciadas com a medalha. Já o engenheiro René Vogt recebeu a Medalha Revista Marítima Brasileira, pela sua contribuição à publicação marítima mais antiga do mundo.

Foram homenageados ainda familiares de notáveis almirantes que, no passado, prestaram relevante serviço ao país, entre eles almirantes de esquadra Geraldo Azevedo Henning e Sylvio de Magalhães Figueiredo; vice-almirantes Floriano Peixoto Faria Lima, Ernesto de Mourão Sá, Roberto Ferreira Teixeira de Freitas, Pedro Max Fernando de Frontin e (médico) Mário de Almeida Telles; contra-almirantes José Francisco Pereira das Neves, Álvaro Ferreira Guimarães e Paulo Guilherme Brandão Padilha; além do almirante Francisco Pereira Pinto (o Barão de Ivinheima).

O vice-almirante José Carlos Mathias, diretor da DPHDM, aproveitou para fazer um balanço das atividades de 2017, quando foram recebidos quase 216 mil visitantes, sendo 12.851 no próprio Museu Naval e 27.833 na Ilha Fiscal. O almirante de esquadra Liseo Zampronio, secretário-geral da Marinha, fez o encerramento do ano cultural.

 

 

Conapra prestigia cerimônia de Praticantes-Alunos no CIAGA

O Conselho Nacional de Praticagem prestigiou, na quinta-feira (7/12), a cerimônia de Declaração de Praticantes-Alunos da Turma Capitão de Longo Curso (CLC) Carlos Rubens Caminha Gomes, da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha).

O diretor-presidente do Conapra, prático Gustavo Martins, foi representado pelo secretário executivo Arionor Souza, que esteve presente na solenidade em Olaria, no Rio de Janeiro.

O nome do curso é uma homenagem ao capitão de longo curso Carlos Rubens Caminha Gomes, que teve fundamental participação, com estudos e trabalhos literários, na formação de mão de obra aquaviária.

Houve também uma homenagem aos 50 anos de formação da Turma Comandante Honório Luiz de Vargas, na então Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro (EMMRJ).

Diretor-presidente do Conapra é homenageado na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Centro de Instrução em Belém recebe novo auditório reformado pela praticagem

Segurança, capacitação, logística e infraestrutura são temas no 41º Encontro Nacional de Praticagem