Mais uma vida salva pela Praticagem

Resgate de pes­ca­dor só foi pos­sí­vel por­que ser­vi­ço de Praticagem do por­to de Rio Grande fun­ci­o­na 24 horas por dia, sete dias por sema­na duran­te todos os dias do ano, em apoio à Autoridade Marítima.

Na últi­ma quin­ta-fei­ra, 25 de feve­rei­ro, um cha­ma­do da Autoridade Marítima pelo rádio, colo­cou em aler­ta a Zona de Praticagem da Barra do Rio Grande (ZP-19). O cha­ma­do, que acon­te­ceu às 9h10 da manhã era um pedi­do de socor­ro para o bar­co de pes­ca­do­res, Carlos Àvila I, que esta­va com um tri­pu­lan­te gra­ve­men­te ferido.

Dez minu­tos depois, a lan­cha da Praticagem, ten­do a bor­do tri­pu­lan­tes trei­na­dos em sal­va­men­to, par­tiu em dire­ção ao bar­co Carlos Ávila I que se encon­tra­va a 25 quilô­me­tros de dis­tân­cia (15 milhas náu­ti­cas) da cos­ta. Rapidamente o aci­den­ta­do rece­beu os pri­mei­ros cui­da­dos ain­da no bar­co de pes­ca, foi imo­bi­li­za­do, e em menos de meia hora já esta­va na Atalaia (base das empre­sas de Praticagem). Em segui­da, foi colo­ca­do numa ambu­lân­cia e enca­mi­nha­do para a Santa Casa de Rio Grande.

Tinha pou­ca chan­ce de sobre­vi­vên­cia não fos­se a agi­li­da­de e rapi­dez com que rece­beu o socor­ro da pra­ti­ca­gem. “Autoridade Marítima recor­reu à Praticagem por­que tem a cer­te­za de que o ser­vi­ço fun­ci­o­na 24h por dia, sete dias na sema­na, em todos os dias do ano. Além dis­so, pos­sui equi­pa­men­to e pes­so­al qua­li­fi­ca­do para rea­li­za­ção des­se tipo de res­ga­te”, dis­se o pre­si­den­te do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Gustavo Martins.

A lan­cha usa­da na ope­ra­ção pos­sui todos os equi­pa­men­tos neces­sá­ri­os para a rea­li­za­ção de sal­va­men­tos e pri­mei­ros socor­ros. Desde luvas e equi­pa­men­tos médi­cos até o sis­te­ma auto­má­ti­co de iden­ti­fi­ca­ção de embar­ca­ções (AIS), usa­do para loca­li­zar navi­os dis­tan­tes da cos­ta, e que que não podem ser vis­tos a olho nú. “Essa lan­cha alcan­ça vin­te e seis nós em velo­ci­da­de máxi­ma”, infor­mou o coman­dan­te Pedro Luppi, secre­tá­rio exe­cu­ti­vo da ZP 19.

Sobre o CONAPRA:

O CONAPRA é uma asso­ci­a­ção pro­fis­si­o­nal, sem fins lucra­ti­vos, que con­gre­ga os Práticos bra­si­lei­ros, ten­do por fina­li­da­de repre­sen­tá-los jun­to a todas as Autoridades Governamentais e enti­da­des repre­sen­ta­ti­vas de seto­res do meio marí­ti­mo nas ques­tões liga­das às praticagens.

Através de Delegação de Competência da Diretoria de Postos e Costas – DPC (Portaria 0072 de 03/12/1998) o CONAPRA foi incum­bi­do de rea­li­zar as ins­pe­ções e lau­dos peri­ci­ais neces­sá­ri­os à homo­lo­ga­ção de lan­chas de pra­ti­ca­gem, pro­mo­ver homo­lo­ga­ção da habi­li­ta­ção ope­ra­ci­o­nal de suas tri­pu­la­ções e a homo­lo­ga­ção das Atalaias.

A enti­da­de é reco­nhe­ci­da pela Autoridade Marítima (Portaria 0031 de 24/04/2000) como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tare­fas espe­cí­fi­cas pre­vis­tas na Normam-12 (Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem) e em Portarias da DPC.

No cam­po inter­na­ci­o­nal o CONAPRA é asso­ci­a­do da IMPA, International Maritime Pilots’ Association, exer­cen­do uma das Vice-Presidências des­sa asso­ci­a­ção internacional.