Lancha de Praticagem socor­re jovem pica­do por cobra em local remo­to no Rio Amazonas

O Grupo Bacia Amazônica Práticos (BAP) agi­li­zou, na últi­ma quin­ta-fei­ra, 1º de agos­to, o socor­ro de um jovem ribei­ri­nho pica­do por cobra, cum­prin­do um dever legal da Praticagem de apoi­ar a Autoridade Marítima em ações de bus­ca e salvamento.

O cen­tro ope­ra­ci­o­nal dos Práticos (Atalaia) da Zona de  Praticagem 01, em Fazendinha, dis­tri­to de Macapá (AP), foi aci­o­na­do por um fer­ry­bo­at onde o jovem de 15 anos se encon­tra­va. A embar­ca­ção tra­fe­ga­va em bai­xa velo­ci­da­de em pon­to de difí­cil aces­so do Rio Amazonas.

Como o esta­do de saú­de do rapaz exi­gia uma embar­ca­ção mais veloz para agi­li­zar a remo­ção por ter­ra, a tri­pu­la­ção da lan­cha BAP MEXIANA ime­di­a­ta­men­te foi ao local, fazen­do o trans­bor­do do jovem, de seu pai e de uma enfer­mei­ra do fer­ry. Ao che­ga­rem em ter­ra, a Praticagem con­du­ziu o gru­po ao Hospital de Emergência de Macapá.

Participaram do res­ga­te os Contramestres Fluviais da Praticagem: Benedito Moraes Cavalheiro, Rafael Sena Santos e Rivaldo Cortes Correa.

O Grupo BAP é uma das enti­da­des que atu­am na mai­or Zona de Praticagem do mun­do (ZP-01), que se esten­de por 1.300 milhas náu­ti­cas nos esta­dos do Amapá, Pará e Amazonas. A Praticagem na região, ao asses­so­rar a nave­ga­ção e mano­bras de navi­os mer­can­tes, cum­pre sua mis­são de garan­tir a segu­ran­ça marí­ti­ma em águas res­tri­tas, sal­va­guar­dan­do a vida huma­na e a pro­te­ção do meio ambi­en­te hídrico.

Administradas exclu­si­va­men­te com recur­sos pró­pri­os, as enti­da­des de Praticagem ofe­re­cem estru­tu­ra per­ma­nen­te­men­te dis­po­ní­vel, tan­to para pres­tar o ser­vi­ço de asses­so­ria aos Comandantes quan­to para apoi­ar ações de socor­ro e sal­va­men­to como a da últi­ma quinta-feira.