ISAQUIAS ENTREGA TRÓFEUS EM EVENTO APOIADO PELA PRATICAGEM

O cam­peão olím­pi­co Isaquias Queiroz foi a Gramado (RS) pres­ti­gi­ar mais um even­to espor­ti­vo apoi­a­do pela Praticagem do Brasil. No domin­go (27/11), ele entre­gou tro­féus aos ven­ce­do­res da Corrida e Caminhada de Noel, uma das atra­ções do 37º Natal Luz da cida­de, que rece­be o 44° Encontro Nacional de Praticagem de 30 de novem­bro a 2 de dezembro.

– É mui­to impor­tan­te toda empre­sa incen­ti­var a prá­ti­ca de ati­vi­da­de físi­ca, prin­ci­pal­men­te ao ar livre. Fico mui­to feliz de a pra­ti­ca­gem acre­di­tar no meu talen­to e ago­ra me per­mi­tir com­pa­re­cer em um even­to des­se nível, que reú­ne des­de a garo­ta­da aos mais expe­ri­en­tes. É mui­to impor­tan­te para a saú­de e aca­ba influ­en­ci­an­do outras pes­so­as. Além dis­so, é uma opor­tu­ni­da­de para a soci­e­da­de conhe­cer a pra­ti­ca­gem. Eu não a conhe­cia e vejo hoje a impor­tân­cia da ati­vi­da­de no cená­rio mun­di­al, o quan­to é fun­da­men­tal ter alguém capa­ci­ta­do para fazer as mano­bras dos navi­os. Muita gen­te que me acom­pa­nha já sabe um pou­co mais sobre o ser­vi­ço – dis­se Isaquias, canoís­ta patro­ci­na­do pela Praticagem do Brasil des­de o últi­mo ciclo olímpico.

O vice-pre­fei­to, Luia Barbacovi, des­ta­cou a par­ce­ria na rea­li­za­ção da corrida:

– Para nós, é mui­to impor­tan­te esse apoio, pois a pra­ti­ca­gem tem abran­gên­cia naci­o­nal. E aqui cir­cu­lam turis­tas do Brasil intei­ro e até de outros paí­ses. Nossa pre­vi­são é che­gar a dois milhões de visi­tan­tes só no Natal Luz. Gramado é um lugar de mui­ta visi­bi­li­da­de, que dá reper­cus­são naci­o­nal. Muitas empre­sas abrem fili­ais ou fran­qui­as na cida­de ape­nas para expor a sua marca.

O muni­cí­pio tam­bém tem uma veia espor­ti­va que mui­tos des­co­nhe­cem, como con­ta o secre­tá­rio de Esportes, Lucas Roldo. São mais de 40 even­tos espor­ti­vos ao lon­go do ano. Na pró­xi­ma sex­ta-fei­ra, repre­sen­tan­tes do poder públi­co vão a Bruxelas, na Bélgica, onde Gramado irá rece­ber o títu­lo de Cidade Sul-Americana do Desporto, com chan­ce­la da Unesco: 

– Recebemos essa indi­ca­ção pelas nos­sas ações. Gramado é um case espor­ti­vo, inclu­si­ve, na área soci­al. Temos mais de 1.500 cri­an­ças em pro­je­tos gra­tui­tos em diver­sas moda­li­da­des. Não exis­te pra­ti­ca­men­te esco­li­nha de espor­te paga. Tudo é rea­li­za­do no con­tra­tur­no esco­lar, por meio de par­ce­ria entre as secre­ta­ri­as de Educação, Esportes e Social. Temos estru­tu­ras mui­to boas para rece­ber even­tos esportivos. 

A Corrida e Caminhada de Noel teve lar­ga­da e che­ga­da na Expogramado. Havia opções de Corrida Kids; Caminhada de Noel — 3km (públi­co geral e mai­o­res de 60 anos); e Corrida de Noel — 4km e 9km (públi­co geral e mai­o­res de 60). Houve pre­mi­a­ção por clas­si­fi­ca­ção geral e fai­xas etá­ri­as, mas todos os atle­tas rece­be­ram medalhas.