INSTITUTO REALIZA CURSO EM SIMULADOR DE PRAÇA DE MÁQUINAS

O Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília, rece­be, até feve­rei­ro, 15 tur­mas do Curso de Gerenciamento de Recursos da Praça de Máquinas (IMO Model Course 7.17).

A Technip – empre­sa do mer­ca­do offsho­re – pro­cu­rou o Instituto para ela­bo­rar o pro­gra­ma para todo o seu time de ofi­ci­ais de máqui­nas. Além das ins­ta­la­ções de sala de aula, eles uti­li­za­rão um simu­la­dor de pra­ça de máqui­nas recém-ins­ta­la­do nos mes­mos hardwa­res do simu­la­dor de nave­ga­ção ele­trô­ni­ca (Radar e ECDIS), que pas­sam a ofe­re­cer tam­bém um simu­la­dor de VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações). Os três são uma par­ce­ria com a Wärtsilä.

– O simu­la­dor tem toda a plan­ta de máqui­nas dos navi­os mode­la­da para esco­lha (no caso do trei­na­men­to a opção foi um plat­form sup­ply ves­sel — PSV), para que pos­sa­mos gerar cri­ses, geren­ci­ar os recur­sos e ava­li­ar o com­por­ta­men­to da equi­pe dian­te de situ­a­ções adver­sas – expli­ca o geren­te-geral do Instituto, Jeferson Carvalho.

Ele este­ve pre­vi­a­men­te, no Chile, para se qua­li­fi­car em cur­sos mode­los da Organização Marítima Internacional (IMO) com foco em for­ma­ção de ins­tru­to­res, uso de simu­la­do­res como meio de qua­li­fi­ca­ção e trei­na­men­to e ava­li­a­ção de marí­ti­mos. O pro­gra­ma foi ofe­re­ci­do no Centro de Instrução e Capacitação Marítima (CIMAR), refe­rên­cia naque­le país.

Os cur­sos mode­los foram desen­vol­vi­dos a par­tir de suges­tões de Estados-Membros da IMO, como for­ma de aju­dar na imple­men­ta­ção da Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW).