INSTITUTO REALIZA CURSO EM SIMULADOR DE PRAÇA DE MÁQUINAS
O Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília, recebe, até fevereiro, 15 turmas do Curso de Gerenciamento de Recursos da Praça de Máquinas (IMO Model Course 7.17).
A Technip – empresa do mercado offshore – procurou o Instituto para elaborar o programa para todo o seu time de oficiais de máquinas. Além das instalações de sala de aula, eles utilizarão um simulador de praça de máquinas recém-instalado nos mesmos hardwares do simulador de navegação eletrônica (Radar e ECDIS), que passam a oferecer também um simulador de VTS (Serviço de Tráfego de Embarcações). Os três são uma parceria com a Wärtsilä.
– O simulador tem toda a planta de máquinas dos navios modelada para escolha (no caso do treinamento a opção foi um platform supply vessel — PSV), para que possamos gerar crises, gerenciar os recursos e avaliar o comportamento da equipe diante de situações adversas – explica o gerente-geral do Instituto, Jeferson Carvalho.
Ele esteve previamente, no Chile, para se qualificar em cursos modelos da Organização Marítima Internacional (IMO) com foco em formação de instrutores, uso de simuladores como meio de qualificação e treinamento e avaliação de marítimos. O programa foi oferecido no Centro de Instrução e Capacitação Marítima (CIMAR), referência naquele país.
Os cursos modelos foram desenvolvidos a partir de sugestões de Estados-Membros da IMO, como forma de ajudar na implementação da Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW).