Instituições que atuam contra a Covid-19 recebem apoio das praticagens

Além de cum­prir sua mis­são de garan­tir uma nave­ga­ção sem aci­den­tes, a pra­ti­ca­gem tem rea­li­za­do ações de cida­da­nia con­tra o coro­na­ví­rus em nível local. Na Bahia, o Sindicato dos Práticos do Estado (SINDIPRAT) doou recur­sos e mate­ri­ais para as Obras Sociais Irmã Dulce, o Hospital das Clínicas e o Hospital Naval de Salvador.

Entre os itens adqui­ri­dos, estão uma máqui­na para con­fec­ci­o­nar más­ca­ras cirúr­gi­cas, equi­pa­men­tos de pro­te­ção indi­vi­du­al (EPIs), apa­re­lhos de ar-con­di­ci­o­na­do e outros mate­ri­ais para equi­par ambu­la­tó­ri­os e UTIs. Dessa for­ma, mais uma pra­ti­ca­gem cola­bo­ra para que os pro­fis­si­o­nais de saú­de pos­sam rea­li­zar o seu tra­ba­lho de manei­ra segu­ra e efi­caz para a população.

Também no Nordeste, a empre­sa Pernambuco Pilots fez a doa­ção de um sis­te­ma de vácuo para o Hospital Naval de Recife, habi­li­tan­do a uni­da­de a tra­tar paci­en­tes com a Covid-19.

No Norte, a UNIPILOT – coo­pe­ra­ti­va que admi­nis­tra ope­ra­ções comuns a empre­sas de pra­ti­ca­gem na Amazônia – doou: equi­pa­men­tos de pro­te­ção indi­vi­du­al para o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, em Macapá (AP); ces­tas bási­cas, tam­bém para o muni­cí­pio; EPIs e álco­ol gel para o Hospital Regional de Itacoatiara (AM); um apa­re­lho de rai­os X trans­por­tá­vel e uma uni­da­de digi­ta­li­za­do­ra para o Hospital Regional de Santarém (PA).

Já no Sul, a Praticagem do Rio Grande (RS) con­tri­buiu com 1.700 maca­cões para enfer­mei­ros e médi­cos do Hospital Universitário, além de cen­te­nas de equi­pa­men­tos e itens hos­pi­ta­la­res para a Policlínica Naval, entre eles camas, recar­gas de oxi­gê­nio, más­ca­ras e medicamentos.

O Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) tam­bém está arre­ca­dan­do recur­sos dos prá­ti­cos para rea­li­zar uma doa­ção em âmbi­to nacional.