Tendo em vis­ta o incre­men­to no por­te e dimen­sões dos navi­os que deman­dam os por­tos bra­si­lei­ros, as Praticagens tem sido cada vez mais soli­ci­ta­das a opi­nar sobre pro­je­tos de moder­ni­za­ção e ampli­a­ção de ins­ta­la­ções por­tuá­ri­as, canais de aces­so e apro­xi­ma­ção, baci­as de mano­bra, etc. A NORMAM-17 pre­vê que todo pro­je­to de bali­za­men­to náu­ti­co deva ser ana­li­sa­do pela Praticagem antes de ser enca­mi­nha­do à DHN. Alguns por­tos têm rea­li­za­do dra­ga­gens de apro­fun­da­men­to para oti­mi­zar o cala­do dos navi­os, e as Praticagens são soli­ci­ta­das a opi­nar a res­pei­to com base em levan­ta­men­tos hidro­grá­fi­cos rea­li­za­dos após essas dra­ga­gens. Todos esses pro­je­tos devem, antes de ser imple­men­ta­dos, ser sub­me­ti­dos à vali­da­ção por meio de simu­la­ções rea­li­za­das em dife­ren­tes cen­tros de simuladores.

Em face de todas essas deman­das, o CONAPRA deci­diu, em par­ce­ria com a Praticagem do Rio de Janeiro, orga­ni­zar o I Seminário de Hidrografia Portuária para Práticos, no dia 24 de outu­bro de 2018, no Rio de Janeiro, com o obje­ti­vo de apri­mo­rar o conhe­ci­men­to téc­ni­co dos Práticos e Gerentes de Praticagem na área de hidro­gra­fia portuária.

A pro­gra­ma­ção do semi­ná­rio pre­vê o con­vi­te a pales­tran­tes exter­nos para deba­ter os seguin­tes temas prin­ci­pais, em for­ma­to de painéis:

            1 – O Papel da Praticagem na Análise de Projetos de Balizamento

            2 – A Sistemática de Análise e Aprovação de Levantamentos Hidrográficos pelo CHM

            3 – Capacidades e Limitações de ATONs vir­tu­ais (AIS)

            4 – Modelagem de Fatores Ambientais para Utilização em Simulações

A prin­cí­pio, cada pai­nel será com­pos­to por três pales­tras com a dura­ção de 20 minu­tos, sen­do reser­va­do um tem­po para per­gun­tas ao final de cada um. Serão con­vi­da­dos para apre­sen­tar pales­tras Oficiais da DHN e pro­fis­si­o­nais liga­dos àhi­dro­gra­fia. É inten­ção do Conapra per­mi­tir que prá­ti­cos que sejam volun­tá­ri­os a fazer algu­ma apre­sen­ta­ção ver­san­do sobre um dos temas pro­pos­tos tam­bém par­ti­ci­pem do even­to como pales­tran­tes, sen­do para isso impres­cin­dí­vel que apre­sen­tem seus nomes e temas pro­pos­tos até o dia 14 de setem­bro, de modo a per­mi­tir o pla­ne­ja­men­to do even­to com a ante­ci­pa­ção devida.

É impor­tan­te tam­bém que os nomes dos prá­ti­cos e geren­tes inte­res­sa­dos se ins­cre­vam no site para o even­to como par­ti­ci­pan­tes ouvin­tes até o dia 03 de outubro.

Inscreva-se! — Vagas Limitadas — Dia 24 de outubro de 2018, no Rio de Janeiro.