O médi­co infec­to­lo­gis­ta Ricardo Hayden deu dicas aos prá­ti­cos de São Paulo sobre como evi­tar a con­ta­mi­na­ção pelo coro­na­ví­rus e como desin­fec­tar equi­pa­men­tos e rou­pas usa­dos a bordo:

- Desinfeção dos equi­pa­men­tos: “Equipamentos como mochi­la, capa­ce­te e botas podem ser tra­ta­dos com álco­ol 70%, que é exce­len­te para lim­par essas super­fí­ci­es. Roupas, quan­do não entra­rem em con­ta­to com sus­pei­tos de Covid-19, podem ser dei­xa­das no sol (des­de que não tenham super­fí­cie plás­ti­ca), que eli­mi­na (o vírus) em três ou qua­tro horas”.

- Como reti­rar EPIs em casos de navi­os com casos sus­pei­tos ou con­fir­ma­dos: “É pre­ci­so des­pa­ra­men­tar com mui­to cui­da­do, é um momen­to crí­ti­co. Se não hou­ver um espa­ço espe­ci­al para isso, deve-se reti­rar o maca­cão em um lugar amplo, com ar ambi­en­te cir­cu­lan­do. O ide­al é ter um lugar no desem­bar­que para tomar um banho com­ple­to e colo­car uma rou­pa lim­pa com nova más­ca­ra para entrar no car­ro. Uma adap­ta­ção cabí­vel é fazer a des­pa­ra­men­ta­ção na lan­cha ou no cais, numa con­di­ção em que os outros ocu­pan­tes da lan­cha não este­jam na linha do ven­to do mate­ri­al que se está retirando”.

- Dicas para a hora do banho, no caso de con­ta­to com casos sus­pei­tos ou con­fir­ma­dos:  “Primeiro, deve-se abrir o chu­vei­ro com pou­ca água, olhos e bocas fecha­dos, e dei­xar escor­rê-la bem, con­tan­do até 50. Depois, lave com a pres­são nor­mal, lim­pan­do bem os ori­fí­ci­os (nariz e ouvi­do) e dan­do uma segun­da demão de sabão”.

- Uso de uma segun­da más­ca­ra: “Uma segun­da más­ca­ra muda as carac­te­rís­ti­cas de fil­tra­gem de ar e mais atra­pa­lha do que ajuda”.

- Usar álco­ol gel no pes­co­ço e no colo, geral­men­te luga­res des­pro­te­gi­dos, tam­bém é uma suges­tão do infectologista.

- Ricardo Hayden expli­cou ain­da o meca­nis­mo do vírus e por que a expan­são tem sido mai­or no Brasil. Além dis­so, aler­tou para outras situ­a­ções, como o ris­co que repre­sen­ta o elevador.

Assista à vide­o­con­fe­rên­cia: https://youtu.be/BSM7EAxIuC8