I Seminário de Gestão de Risco para Praticagem

O serviço de praticagem possui riscos intrínsecos não apenas nos seus procedimentos de embarque e desembarque do prático, como também na execução da manobra do navio em si. O incremento no porte e nas dimensões dos navios que atualmente demandam os portos brasileiros, sem contrapartidas proporcional de investimento em modernização de instalações portuárias, canais de acesso e aproximação, e bacias de manobra, afeta diretamente a preocupação com a segurança e os riscos enfrentados pelos práticos em seu trabalho.

O CONAPRA, há pouco mais de um ano, firmou convênio com o Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Riscos (LabRisco) da USP com o objetivo de apoiar a realização de um trabalho de Análise da Contribuição do Fator Humano ao Risco nas Manobras de Aproximação de Navios em Portos e Hidrovias. Adicionalmente, vem fazendo tratativas com empresas de consultoria e software visando uma abordagem de forma mais estruturada da Gestão de Riscos nas atividades desenvolvidas pela praticagem.

Como parte deste esforço, está programado para o dia 28 de agosto de 2019, no Rio de Janeiro, um seminário com o objetivo de desenvolver conscientização, educação e intercambio de iniciativas e trocas de conhecimento e experiencias sobre gestão de riscos.

Em linhas gerais serão debatidos os seguintes temas principais:

1.Principais conceitos, incerteza e risco, medidas preventivas e de mitigação, métodos quantitativos e qualitativos, matriz de risco.

2.Metodologias de gestão de riscos: ISO 31000 e IMO FSA.

3.Técnicas de análise de riscos: PHA (Preliminary Hazard Analysis), FTA (Fault Tree Analysis), ETA (Event Tree Analysis) e metodologia Bow Tie.

4.Fator Humano na gestão de riscos: HRA (Human Reliability Analysis) e abordagem no BowTie.

5.Apresentação de estudos de caso.

É importante que os nomes dos práticos e gerentes interessados em se inscrever no evento como participantes sejam enviados ao CONAPRA até o dia 31 de julho, para o endereço eletrônico gerenciatecnica@conapra.org.br.