Homenagem ao prático abolicionista e Herói da Pátria

Em 15 de abril de 1839, nas­cia, em Canoa Quebrada (CE), o prá­ti­co abo­li­ci­o­nis­ta Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar.

Muitos bra­si­lei­ros não sabem, mas a sua luta abo­liu a escra­vi­dão no Ceará qua­tro antes da assi­na­tu­ra da Lei Áurea no país. Pelo fei­to, foi ins­cri­to no Livro dos Heróis da Pátria no ano passado.

Nomeado prá­ti­co em 1874, ele era conhe­ci­do como Chico da Matilde, nome de sua mãe. A alcu­nha de Dragão do Mar foi dada pelo escri­tor Aluísio de Azevedo.

Em 1881, Chico da Matilde lide­rou o movi­men­to que fechou o por­to de Fortaleza ao trá­fi­co de escra­vos, conhe­ci­do como a gre­ve dos jan­ga­dei­ros. No mes­mo ano, prá­ti­cos sob sua lide­ran­ça impe­di­ram nova ten­ta­ti­va de ven­da de escra­vos para o Sudeste, obri­gan­do os fazen­dei­ros que não tinham como sus­ten­tá-los a libertá-los.

Não hou­ve mais trá­fi­co no por­to e o abo­li­ci­o­nis­mo na região foi ace­le­ra­do, cul­mi­nan­do com a extin­ção da escra­vi­dão na pro­vín­cia em 1884. Este pio­nei­ris­mo levou José do Patrocínio a bati­zar o Ceará de “Terra da Luz”.

Em mar­ço, com­ple­tou 104 anos da mor­te do prá­ti­co abo­li­ci­o­nis­ta. O cen­te­ná­rio foi lem­bra­do pelo Conapra em 2014. Este ano, a Praticagem pres­ta home­na­gem, em vídeo, ao seu nascimento.