Gustavo Martins rece­be títu­lo de Cidadão de Fortaleza e esten­de home­na­gem aos Práticos

O Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, rece­beu o títu­lo de Cidadão de Fortaleza da Câmara de Vereadores do muni­cí­pio. A home­na­gem, na últi­ma sex­ta-fei­ra (31/5), foi um reco­nhe­ci­men­to ao seu empe­nho à fren­te da enti­da­de, tan­to na segu­ran­ça da nave­ga­ção quan­to no reco­nhe­ci­men­to públi­co do Prático abo­li­ci­o­nis­ta Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, ins­cri­to, em dezem­bro de 2018, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Autor da home­na­gem apro­va­da por seus pares, por ini­ci­a­ti­va do vere­a­dor Plácido Filho, o ex-vere­a­dor Pedro Matos dis­se que o diri­gen­te do Conapra se des­ta­ca por sua hones­ti­da­de, sere­ni­da­de, humil­da­de e efi­ci­ên­cia na ges­tão; e que diá­lo­go e trans­pa­rên­cia são outras de suas marcas:

– O cea­ren­se é gra­to por seu esfor­ço em aju­dar a ins­cre­ver o nos­so Dragão do Mar no Livro dos Heróis da Pátria. Somos gra­tos tam­bém por toda sua dedi­ca­ção em pro­mo­ver a segu­ran­ça da nave­ga­ção nos por­tos do Mucuripe (Fortaleza) e do Pecém.

Gustavo Martins agra­de­ceu ao par­la­men­tar, esten­den­do a hon­ra­ria a todos os Práticos:

– Recebo esse títu­lo não como uma home­na­gem per­so­na­li­za­da e indi­vi­du­al, mas, sim, como um reco­nhe­ci­men­to dos esfor­ços e dos tra­ba­lhos desen­vol­vi­dos pelos Práticos nos por­tos cea­ren­ses, em espe­ci­al, nos por­tos do Mucuripe e do Pecém. É um títu­lo cole­ti­vo. Pertence a todos os Práticos que exer­cem suas ati­vi­da­des e entre­gam suas vidas a qual­quer hora do dia, todos os dias do ano, na garan­tia da segu­ran­ça do trá­fe­go aqua­viá­rio nos por­tos do Ceará, desen­vol­ven­do a eco­no­mia do estado.

A ses­são sole­ne foi pre­si­di­da pelo vere­a­dor Renan Colares. O Ajudante da Capitania dos Portos do Ceará, Capitão de Fragata José Roberto, repre­sen­tou a Autoridade Marítima. Também pres­ti­gi­a­ram o even­to o Presidente da Praticagem no esta­do, Prático Bruno Fonseca; Práticos da enti­da­de; o Superintendente Regional do Trabalho, Advogado Fábio Zech; e o Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futsal, Cauê Fonteles.

Durante o dia, o Diretor-Presidente do Conapra apro­vei­tou a esta­da na cida­de para visi­tar a enti­da­de de Praticagem ‑Ceará Marine Pilots, que atua na Zona de Praticagem — 05 —  em prol da segu­ran­ça da nave­ga­ção, da sal­va­guar­da da vida huma­na e da pre­ven­ção à polui­ção hídri­ca na região.

Saiba mais sobre a his­tó­ria do Dragão do Mar: http://www.praticagemdobrasil.org.br/arquivos/9633