GERENTE DO INSTITUTO COMPLETA QUALIFICAÇÃO IMO NO CHILE

Gerente-geral do Instituto Praticagem do Brasil e ins­tru­tor do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), Jeferson Carvalho foi ao Chile se qua­li­fi­car em três cur­sos mode­los da Organização Marítima Internacional (IMO). O pro­gra­ma é ofe­re­ci­do no Centro de Instrução e Capacitação Marítima (CIMAR), refe­rên­cia no país. 

Training Course for Instructors (IMO Model Course 6.09) tem o obje­ti­vo de for­mar ins­tru­to­res para que pos­sam minis­trar cur­sos IMO, de acor­do com o padrão da organização.

O foco do cur­so Train the Simulator Trainer and Assessor (IMO 6.10) é capa­ci­tar ins­tru­to­res, super­vi­so­res e ava­li­a­do­res no uso de simu­la­do­res como meio de treinamento.

Assessment, Examination & Certification of Seafarers (IMO 3.12) pro­por­ci­o­na conhe­ci­men­tos para geren­ci­ar trei­na­men­to e ava­li­a­ção de marí­ti­mos, con­tri­buin­do para orga­ni­za­ção de novos cur­sos e melho­ria de pro­gra­mas existentes.

Os cur­sos mode­los foram desen­vol­vi­dos a par­tir de suges­tões de Estados-Membros da IMO, como for­ma de aju­dar na imple­men­ta­ção da Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW), de 1978, que entrou em vigor em 1984.

O pre­si­den­te do Conselho de Administração do Instituto Praticagem do Brasil, prá­ti­co Bruno Fonseca, des­ta­ca que a capa­ci­ta­ção inter­na­ci­o­nal, além de for­ta­le­cer a for­ma­ção geren­ci­al, asse­gu­ra qua­li­da­de no trei­na­men­to de outros pro­fis­si­o­nais, com olhar sem­pre aten­to à segu­ran­ça da nave­ga­ção e à pro­te­ção do meio ambi­en­te, ali­nha­do ao nível global:

– Ao mes­mo tem­po, a nos­sa par­ti­ci­pa­ção refle­te não ape­nas o com­pro­mis­so da Praticagem do Brasil com a exce­lên­cia, mas tam­bém a impor­tân­cia estra­té­gi­ca da rela­ção com outros paí­ses. A tro­ca de conhe­ci­men­tos e expe­ri­ên­ci­as mun­di­ais favo­re­ce o setor marí­ti­mo e man­tém ele­va­do os padrões de segu­ran­ça e efi­ci­ên­cia nas ope­ra­ções rea­li­za­das em nos­sas águas.