FÁBIO MELLO FONTES ASSUME PRATICAGEM DE SÃO PAULO

O prá­ti­co Fábio Mello Fontes assu­miu a pre­si­dên­cia da Praticagem de São Paulo, fun­ção que já ocu­pou seis vezes nos últi­mos anos. Ele subs­ti­tui o prá­ti­co Bruno Roquete Tavares, que, duran­te dois anos, pro­mo­veu ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca, a pre­pa­ra­ção para a che­ga­da de gran­des navi­os e a implan­ta­ção de um pro­gra­ma de sus­ten­ta­bi­li­da­de, entre outros projetos.

Com 83 anos, incrí­vel vita­li­da­de, bom humor e amor pela pro­fis­são, Fontes é mui­to que­ri­do e conhe­ci­do no Porto de Santos:

– Ser prá­ti­co só me trou­xe coi­sas boas. Desde meni­no, gos­ta­va de navi­os e me encai­xei com­ple­ta­men­te na pro­fis­são. Sempre quis ser da Marinha Mercante, embo­ra meu pai insis­tis­se na Marinha de Guerra. Naveguei sete anos sem parar até pas­sar no pro­ces­so sele­ti­vo para prá­ti­co no Porto de Santos, em janei­ro de 1969. É uma fun­ção deli­ca­da, que mui­to me honra.

Há 53 anos tra­ba­lhan­do no com­ple­xo por­tuá­rio, o novo pre­si­den­te é tes­te­mu­nha ocu­lar da sua expansão:

– Quando che­guei, o cala­do máxi­mo per­mi­ti­do nas marés altas era menos de dez metros para entrar no por­to. Hoje, ope­ra­mos navi­os gigan­tes­cos com 14,5 metros de cala­do, uma gran­de evo­lu­ção. Acompanho de per­to o tra­ba­lho da Praticagem de São Paulo para aten­der com efi­ci­ên­cia e dina­mis­mo ao Porto de Santos, que vem baten­do recor­des segui­dos em movimentação.

Fábio Mello Fontes ini­ci­ou sua car­rei­ra na pri­mei­ra tur­ma da Escola de Marinha Mercante do Rio de Janeiro (EMMRJ), em 1958, inau­gu­ran­do a esco­la. Passou em pri­mei­ro lugar no pro­ces­so sele­ti­vo para prá­ti­co de Santos, sen­do rece­bi­do pelo então capi­tão dos por­tos, coman­dan­te Henrique de Mendonça Kusel.

– Naquela épo­ca, a média era de navi­os de 120 e 140 metros, os rebo­ca­do­res eram anti­gos para as neces­si­da­des do momen­to, não havia defen­sa no cais e o prá­ti­co não tinha rádio para mano­brar, usa­va api­to de juiz de fute­bol com códi­go sono­ro. Hoje, espe­ra­mos a che­ga­da dos navi­os de 366 metros. Estamos falan­do de três cam­pos como o da Vila Belmiro, mais uma pis­ci­na olím­pi­ca e um metro de comprimento.

O Porto de Santos já rece­be navi­os de 347 metros, uma evo­lu­ção natu­ral com par­ti­ci­pa­ção deci­si­va da praticagem:

– Nós prá­ti­cos fomos acom­pa­nhan­do com novos equi­pa­men­tos ele­trô­ni­cos e mon­ta­mos um cen­tro de ope­ra­ções moder­no, com tec­no­lo­gia de pon­ta. Além dis­so, temos um sis­te­ma de coor­de­na­ção do trá­fe­go que atin­giu o esta­do da arte, o mais dinâ­mi­co, pre­ci­so e evo­luí­do, com atu­a­li­za­ção cons­tan­te. O por­to sofreu evo­lu­ção, os ter­mi­nais se moder­ni­za­ram, mas sua geo­gra­fia é a mes­ma. Isso nos obri­ga a um jogo de xadrez para coor­de­nar posi­ções de entra­da, cru­za­men­tos e saí­das, a fim de oti­mi­zar e agi­li­zar o resultado.

Em suas últi­mas ges­tões, entre outras ações impor­tan­tes, Fontes e sua dire­to­ria cons­truí­ram a nova sede da pra­ti­ca­gem, na Ponta da Praia, intro­du­zi­ram lan­chas de fibra, implan­ta­ram novo esta­lei­ro de manu­ten­ção e deram os pri­mei­ros pas­sos na moder­ni­za­ção ele­trô­ni­ca da empresa.

Gestão pas­sa­da

O prá­ti­co Bruno Tavares rea­li­zou uma mano­bra pio­nei­ra na reta final de sua ges­tão. Foi a simu­la­ção de um navio 366 metros e 14,5 metros de cala­do, rea­li­za­da no Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo. O suces­so da simu­la­ção abriu espa­ço para esses mega­na­vi­os atra­ca­rem, no futu­ro, com segu­ran­ça no porto.

À fren­te da pre­si­dên­cia, a Praticagem de São Paulo ado­tou o Programa de Gestão de Emissão de Poluentes Atmosféricos do Instituto Via Green – orga­ni­za­ção de pes­qui­sa e desen­vol­vi­men­to de pro­je­tos sus­ten­tá­veis. Ainda em sua ges­tão, os prá­ti­cos Fábio Abreu e Marcio Santos rece­be­ram o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar, con­si­de­ra­do o de mais alto reco­nhe­ci­men­to mun­di­al, con­ce­di­do pela Organização Marítima Internacional. 

Com infor­ma­ções da Praticagem de São Paulo