O evento “Atividades Portuárias no Brasil”, composto por duas palestras “Avanços e Retrocessos na Regulação do Transporte Marítimo e Portos (2001–2017) ” e “O Futuro da Praticagem” ministradas pelo prof. Osvaldo Agripino e o prático Gustavo Martins

Na noi­te de (18/5), a segun­da pales­tra do even­to Encontro Acadêmico sobre Atividades Portuárias no Brasil, o Diretor-Presidente do CONAPRA, o Prático Gustavo Martins, minis­trou com o tema “O Futuro da Praticagem” pales­tra que refor­ça a visão da cate­go­ria sobre a impor­tân­cia do pla­ne­ja­men­to dos aces­sos por­tuá­ri­os para que no futu­ro o país aten­da com efi­ci­ên­cia a cres­cen­te deman­da sem pre­juí­zos para o setor.

O even­to, rea­li­za­do no audi­tó­rio do Centro Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina, par­ce­ria com o Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (PET/UFSC), con­tou com a par­ti­ci­pa­ção dos senho­res, Luís Carlos Cancellier, atu­al Reitor da uni­ver­si­da­de, Áureo Moraes, pro­fes­sor de jor­na­lis­mo e atu­al che­fe de gabi­ne­te e o Prof. Claudio Zimmermann, Chefe do Depto de Engenharia Civil.

Antes das pales­tras foi exe­cu­ta­do o Hino Nacional e a aber­tu­ra cou­be ao Reitor daque­la ins­ti­tui­ção fazer as hon­ras da casa.

A pri­mei­ra pales­tra “Avanços e Retrocessos na regu­la­ção do Transporte Marítimo e Portos (2001–2017)” foi pro­fe­ri­da por Osvaldo Agripino de Castro Junior, Professor de Mestrado em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (UFSC) e do Mestrado e Doutorado em ciên­cia Jurídica da Univali, Pós-Doutor em regu­la­ção de Transportes (KSS-Havard University) e advo­ga­do sócio da Agripino&Ferreira Advocacia e Consultoria.

O even­to ini­ci­ou-se por vol­ta das 18h30 e levou cer­ca de três horas e meia, sem ter seu con­teú­do esgo­ta­do e com total aten­ção do públi­co daque­le cam­pus num ambi­en­te agra­dá­vel e des­con­traí­do com per­gun­tas e respostas.

O empre­go cada vez mai­or de tec­no­lo­gi­as de pon­ta, a atu­a­li­za­ção con­tí­nua atra­vés dos simu­la­do­res de nave­ga­ção marí­ti­ma e mai­or inter­câm­bio com o setor aca­dê­mi­co foi a gran­de tôni­ca dos palestrantes.

Houve a par­ti­ci­pa­ção das redes soci­ais rela­ci­o­na­das ao even­to, atra­vés da trans­mis­são ao vivo das pales­tras via face­bo­ok. Essa fer­ra­men­ta pos­si­bi­li­tan­do a inte­ra­ção do públi­co de diver­sos pon­tos do país, inclu­si­ve com per­gun­tas res­pon­di­das duran­te a transmissão.

Mais fotos no Flickr do CONAPRA