DIRETOR TÉCNICO VISITA AMERICAN BUREAU OF SHIPPING NO RJ

O dire­tor téc­ni­co da Praticagem do Brasil, prá­ti­co Marcio Fausto, visi­tou, em 29 de agos­to, o escri­tó­rio do American Bureau of Shipping (ABS) no Rio de Janeiro. Ele apre­sen­tou ao cor­po téc­ni­co de vis­to­ri­a­do­res da soci­e­da­de clas­si­fi­ca­do­ra as prin­ci­pais dis­cre­pân­ci­as obser­va­das nos dis­po­si­ti­vos de embarque/desembarque de prá­ti­cos dos navios.

Os prin­ci­pais deles são esca­da de que­bra-pei­to e esca­da de que­bra-pei­to com­bi­na­da com esca­da de por­ta­ló e devem estar de acor­do com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Solas). Infelizmente, par­te dos arran­jos tem pro­ble­mas que podem cau­sar a que­da e mor­te do prá­ti­co, segun­do pes­qui­sa anu­al da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA).

A reu­nião no ABS Rio de Janeiro con­tou com par­ti­ci­pa­ção de cin­co vis­to­ri­a­do­res e outros 30 em meio remo­to. O obje­ti­vo foi des­ta­car os prin­ci­pais desa­fi­os encon­tra­dos pelos prá­ti­cos e as nor­mas de segu­ran­ça vigen­tes. Segundo Marcio Fausto, as cer­ti­fi­ca­ções de soci­e­da­des clas­si­fi­ca­do­ras ser­vem como um fil­tro adi­ci­o­nal para evi­tar aci­den­tes, se apli­ca­dos cor­re­ta­men­te os reque­ri­men­tos mandatórios.

Foto: ABS RJ