Diretor téc­ni­co do Conapra apre­sen­ta mode­lo de capa­ci­ta­ção bra­si­lei­ro em Fórum Latino-Americano 

A pra­ti­ca­gem bra­si­lei­ra mar­cou pre­sen­ça no IX Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires. Uma das pales­tras foi do dire­tor téc­ni­co do Conselho Nacional de Praticagem, o prá­ti­co Porthos Lima, que falou sobre o Curso de Atualização para Práticos (ATPR), rea­li­za­do pelo Conapra em ciclos des­de 2005, por dele­ga­ção da Autoridade Marítima.

Durante sua apre­sen­ta­ção, Porthos Lima apre­sen­tou a estru­tu­ra­ção do mode­lo de capa­ci­ta­ção bra­si­lei­ro, sua exe­cu­ção e o geren­ci­a­men­to de sua par­te pre­sen­ci­al. Além dis­so, demons­trou o apli­ca­ti­vo para iPad uti­li­za­do para estu­do e auxí­lio na par­te a dis­tân­cia do curso.

O IX Fórum Latino-Americano de Práticos teve repre­sen­tan­tes de Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. O even­to, cri­a­do em 2004 duran­te o XVII Congresso da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), em Istambul, tem como obje­ti­vo o inter­câm­bio de infor­ma­ções entre cada pra­ti­ca­gem naci­o­nal. O Brasil con­tou com cin­co pales­tran­tes, além da pre­sen­ça do dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, o prá­ti­co Gustavo Martins.

http://www.flaprac.org