Semana Nacional do Doador de sangue

Diretor-presidente do Conapra é homenageado na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O dire­tor-pre­si­den­te do Conapra, o prá­ti­co Gustavo Martins, foi um dos home­na­ge­a­dos pelo Hemorio duran­te a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em sole­ni­da­de no pré­dio do Hemorio, no cen­tro da capi­tal flu­mi­nen­se, rece­beu um cer­ti­fi­ca­do de reco­nhe­ci­men­to por sua impor­tân­cia soci­al como doa­dor volun­tá­rio de sangue.

Ele foi lem­bra­do por ser um fre­quen­te doa­dor de san­gue por afé­re­se, uma for­ma em que ape­nas pla­que­tas são cole­ta­das. Por ser um tipo dife­ren­te, ela per­mi­te que haja um inter­va­lo menor entre doa­ções. Por isso, Gustavo Martins vai ao Hemorio a cada dois meses.

– O doa­dor de san­gue é um anô­ni­mo que não se pre­o­cu­pa com o reco­nhe­ci­men­to. Mas é impor­tan­te obser­var a quan­ti­da­de de pes­so­as que par­ti­ci­pam e que­rem aju­dar o pró­xi­mo e sal­var vidas.

O dire­tor-pre­si­den­te do Conapra lem­brou que os prá­ti­cos tam­bém têm a soli­da­ri­e­da­de como uma carac­te­rís­ti­ca de seu tra­ba­lho. Não é inco­mum vê-los aju­dan­do com res­ga­tes, sal­va­men­tos e bus­cas em rios e na cos­ta ao lon­go de todo o país.

– A todo momen­to somos cha­ma­dos em dife­ren­tes can­tos do Brasil, para aju­dar com sal­va­men­tos, trans­por­te de feri­dos, bus­cas de tri­pu­la­ções per­di­das etc. Os prá­ti­cos são mui­to dedi­ca­dos ao tra­ba­lho e sem­pre que pos­sí­vel estão se volun­ta­ri­an­do para aju­dar o pró­xi­mo também.

A Semana Nacional do Doador Voluntário tem como obje­ti­vo encher as bol­sas de san­gue para o fim do ano, for­ta­le­cen­do o aten­di­men­to roti­nei­ro da popu­la­ção e em even­tu­ais emer­gên­ci­as e aci­den­tes. A ação faz par­te ain­da da Semana da Saúde, um dos mai­o­res even­tos de saú­de públi­ca do Brasil, que tem como uma de suas mis­sões pro­mo­ver a impor­tân­cia des­se ato de soli­da­ri­e­da­de. Uma doa­ção de san­gue pode sal­var até qua­tro vidas. Participe!

O Hemorio está aber­to todos os dias das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio de Janeiro. É pre­ci­so ter entre 16 e 69 anos, mais de 50kg, estar bem de saú­de e apre­sen­tar docu­men­to de iden­ti­da­de original.